high blood pressure versus hypertension

Portuguese translation: pressão sanguínea elevada (OU alta) versus hipertensão

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:high blood pressure versus hypertension
Portuguese translation:pressão sanguínea elevada (OU alta) versus hipertensão
Entered by: rhandler

20:17 May 25, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: high blood pressure versus hypertension
Contexto:
High blood pressure, diabetes, hypertension and stress contribute to widespread organ failure.

Hypertension não é o mesmo que high blood pressure?
Ivani Shewchenk
pressão sanguínea elevada (OU alta) versus hipertensão
Explanation:
É literalmente isso, mas não sei dizer-lhe a diferença entre uma e outra, pois não sou médico.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2008-05-25 20:30:31 GMT)
--------------------------------------------------

Não usei o hífen por causa do recente acordo dos países de língua portuguesa, que o aboliu. Veja este exemplo, que confirma sua hipótese:

<<<<< HOSPITAL PRONCOR >>>>>-
Hipertensão significa pressão sangüínea elevada. · Sua pressão é medida por dois números. · O primeiro é chamado pressão sistólica (quando seu coração bate) ...
www.proncor.com.br/assunto2.html


--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2008-05-25 20:31:52 GMT)
--------------------------------------------------

Mais dois exemplos que o confirmam:

GSSI: The Gatorade Sports Science Institute
Hipertensão - ou pressão sanguínea elevada - é um fator de risco para doenças cardiovasculares que atingem 60 milhões de norte-americanos. ...
www.gssi.com.br/.../SSE/Html/06.htm

IOL Diário - Hipertensão é mal diagnosticada
21 Aug 2007 ... De entre as crianças com hipertensão, apenas 131 (26 por cento) tinham um diagnóstico de hipertensão ou pressão sanguínea elevada ...
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=845235&div_id=4071
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7Tensão arterial elevada / hipertensão
Ana Sofia Correia
4 +7pressão sanguínea elevada (OU alta) versus hipertensão
rhandler


Discussion entries: 2





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
pressão sanguínea elevada (OU alta) versus hipertensão


Explanation:
É literalmente isso, mas não sei dizer-lhe a diferença entre uma e outra, pois não sou médico.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2008-05-25 20:30:31 GMT)
--------------------------------------------------

Não usei o hífen por causa do recente acordo dos países de língua portuguesa, que o aboliu. Veja este exemplo, que confirma sua hipótese:

<<<<< HOSPITAL PRONCOR >>>>>-
Hipertensão significa pressão sangüínea elevada. · Sua pressão é medida por dois números. · O primeiro é chamado pressão sistólica (quando seu coração bate) ...
www.proncor.com.br/assunto2.html


--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2008-05-25 20:31:52 GMT)
--------------------------------------------------

Mais dois exemplos que o confirmam:

GSSI: The Gatorade Sports Science Institute
Hipertensão - ou pressão sanguínea elevada - é um fator de risco para doenças cardiovasculares que atingem 60 milhões de norte-americanos. ...
www.gssi.com.br/.../SSE/Html/06.htm

IOL Diário - Hipertensão é mal diagnosticada
21 Aug 2007 ... De entre as crianças com hipertensão, apenas 131 (26 por cento) tinham um diagnóstico de hipertensão ou pressão sanguínea elevada ...
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=845235&div_id=4071


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Katarina Peters: //É porisso que muitas vezes eu dou a resposta primeiro, e depois volto com as referencias. Bom domingo!
4 mins
  -> Obrigado, Katarina, tenha um bom domingo! Espero que a consulente valorize exemplos e referências, pois perdi a primeira posição por causa dos dois últimos que adicionei.

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
12 mins
  -> Obrigado, Salvador e Gry, tenham uma boa semana!

agree  Fernando Guimaraes
21 mins
  -> Obrigado, Fernando, tenha uma boa semana!

agree  Illa Karina Rocha
46 mins
  -> Obrigado, Illa, bom fim de domingo e boa wemana!

agree  Mrs Wood
1 hr
  -> Obrigado, Mrs Wood, bom fim de domingo e boa semana!

agree  DAlonso
20 hrs
  -> Obrigado, Lorde9, e boa semana!

agree  Maria Folque: Concordo
5 days
  -> Obrigado, Maria, bom fim de semana!

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
Tensão arterial elevada / hipertensão


Language variant: PT-PT

Explanation:
ou [tendência para] tensão arterial elevada

--------------------------------------------------
Note added at 36 mins (2008-05-25 20:54:30 GMT)
--------------------------------------------------

Concordo com o Salvador, mas penso que, neste caso, não estamos a falar de um episódio momentâneo de tensão arterial elevada. Penso que seja uma tendência para vários episódios de tensão arterial elevada (diferente de hipertensão).

Ana Sofia Correia
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun
12 mins
  -> obrigada :)

agree  María Leonor Acevedo-Miranda
39 mins
  -> obrigada :)

agree  Mariana Moreira
51 mins
  -> obrigada :)

agree  Maria C Dias
1 hr
  -> obrigada :)

agree  Sonia Heidemann
3 hrs
  -> obrigada :)

agree  Marcos Antonio
12 hrs
  -> obrigada :)

agree  msidarus
6 days




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search