rate-limiting

Portuguese translation: limitação da velocidade (de progressão da terapia ARV)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rate-limiting
Portuguese translation:limitação da velocidade (de progressão da terapia ARV)
Entered by: rhandler

21:32 May 10, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical (general) / programas de saúde
English term or phrase: rate-limiting
Training is one of the most critical rate-limiting
steps to scaling up ARV therapy

Caros Colegas, será que alguém sabe o significado desta expressão?

Obrigada pela ajuda :)
Vitoria Ginja
limitação da velocidade (de progressão da terapia ARV)
Explanation:
Treinamento é uma das etapas mais críticas na limitação da velocidade de progressão da terapia ARV (anti retroviral)
Exemplos parciais:

PDAMED - Pravastatina - Resultados de Eficácia - Medicamentos
O ESTUDO DA LIMITAÇÃO DA ATEROSCLEROSE NAS ARTÉRIAS CARÓTIDAS COM A PRAVASTATINA ... A pravastatina reduziu significativamente a velocidade de progressão da ...
www.pdamed.com.br/bulanv/pdamed_0001_00394_01100.php

Jornal de Pediatria - When should we treat children with HIV
Romanelli et al. revisaram a evolução da terapia anti-retroviral (ARV) ... Esse fator também é responsável por uma progressão mais rápida da doença em ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572...

Arquivos de Gastroenterologia
No que tange à terapia ARV, deve ser ressaltado que 39,9% dos monoinfectados e ... Por outro lado, o VHC parece acelerar a progressão da infecção pelo HIV, ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1limitação da velocidade (de progressão da terapia ARV)
rhandler
4redução do ritmo
Teresa Borges
2limitador (diminuidor) da taxa
Edimilson Ferreira


  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
limitador (diminuidor) da taxa


Explanation:
Isso é complicado. Entendi que o contexto trata do papel da educação na diminuição da necessidade da terapia antiretroviral. Não posso ter certeza, mas talvez seja algo no sentido de "a educação é um dos mais importantes mecanimos limitadores [diminuidores?] da taxa de incremento da terapia antiretroviral".

Edimilson Ferreira
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 55

33 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
limitação da velocidade (de progressão da terapia ARV)


Explanation:
Treinamento é uma das etapas mais críticas na limitação da velocidade de progressão da terapia ARV (anti retroviral)
Exemplos parciais:

PDAMED - Pravastatina - Resultados de Eficácia - Medicamentos
O ESTUDO DA LIMITAÇÃO DA ATEROSCLEROSE NAS ARTÉRIAS CARÓTIDAS COM A PRAVASTATINA ... A pravastatina reduziu significativamente a velocidade de progressão da ...
www.pdamed.com.br/bulanv/pdamed_0001_00394_01100.php

Jornal de Pediatria - When should we treat children with HIV
Romanelli et al. revisaram a evolução da terapia anti-retroviral (ARV) ... Esse fator também é responsável por uma progressão mais rápida da doença em ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572...

Arquivos de Gastroenterologia
No que tange à terapia ARV, deve ser ressaltado que 39,9% dos monoinfectados e ... Por outro lado, o VHC parece acelerar a progressão da infecção pelo HIV, ...
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032...


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Antonio
4 mins
  -> Obrigado, Marcos, bom domingo!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
redução do ritmo


Language variant: PT(pt)

Explanation:
A formação é uma das medidas mais eficazes para a redução do ritmo de progressão...

Example sentence(s):
  • O controlo da hipertensão arterial é pelo menos tão importante para a redução do ritmo de progressão da insuficiência renal como a restrição das proteínas.
Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1252




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search