nuclear competitiveness

Portuguese translation: competitividade que lhe é inerente

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:nuclear competitiveness
Portuguese translation:competitividade que lhe é inerente
Entered by: CristinaPereira

02:20 Nov 29, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Management
English term or phrase: nuclear competitiveness
By dedicating to scientific and technological innovations and long-lasting development, it strives to bring its comprehensive competitive edges into play further, forge and maintain its nuclear competitiveness, and make further progress to make contribution to the marketing objective...
Martim
competitividade que lhe é inerente
Explanation:
É assim que vejo: "nuclear" no sentido de básico, central. Neste caso acho que fica melhor "que lhe é inerente" (faz parte da própria empresa). Sugestão...

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2007-11-29 09:09:40 GMT)
--------------------------------------------------

Psicologia: ciência e profissão - O preparo para o trabalho de ...... fazendo despontar a necessidade de medidas consensuais dos atores participantes, por um lado, e a competitividade inerente ao mercado de produtos com ...
pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000400002&lng=es&nrm=is - 60k - Em cache - Páginas semelhantes

Metalúrgica Expoente Ltda.Uma empresa moderna, adaptada à globalização do mercado e à competitividade inerente. Contando com funcionários de alto nível técnico, em constante ...
www.metalexpoente.com.br/index.php?pag=contmenu&menu=A Empr... - 7k - Em cache - Páginas semelhantes
Selected response from:

CristinaPereira
Grading comment
Muito obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2competitividade fundamental/central/principal
Fausto Magalhães da Silveira
4 +2competitividade no ponto essencial
Denise Miranda
4 +1competitividade que lhe é inerente
CristinaPereira
4 +1competitividade de núcleo
Marlene Curtis
5competitividade nuclear
José Antonio Azevedo


Discussion entries: 4





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
competitividade nuclear


Explanation:
.Alemanha, a fim de garantir sua competitividade nuclear no cenário internacional. Deste. acordo resultou a construção de Angra 2, mas outras usinas, ...


    Reference: http://www.greenpeace.org/raw/content/brasil/documentos/nucl...
José Antonio Azevedo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
competitividade de núcleo


Explanation:
Uma sugestão.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 130

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rodrigo Parra: O trecho esta muito curto, mas envolvendo marketing a probabilidade e ser outra tradução de "competitividade nuclear"...
23 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
competitividade que lhe é inerente


Explanation:
É assim que vejo: "nuclear" no sentido de básico, central. Neste caso acho que fica melhor "que lhe é inerente" (faz parte da própria empresa). Sugestão...

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2007-11-29 09:09:40 GMT)
--------------------------------------------------

Psicologia: ciência e profissão - O preparo para o trabalho de ...... fazendo despontar a necessidade de medidas consensuais dos atores participantes, por um lado, e a competitividade inerente ao mercado de produtos com ...
pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000400002&lng=es&nrm=is - 60k - Em cache - Páginas semelhantes

Metalúrgica Expoente Ltda.Uma empresa moderna, adaptada à globalização do mercado e à competitividade inerente. Contando com funcionários de alto nível técnico, em constante ...
www.metalexpoente.com.br/index.php?pag=contmenu&menu=A Empr... - 7k - Em cache - Páginas semelhantes


CristinaPereira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 34
Grading comment
Muito obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
3 hrs
  -> Obrigada, Humberto

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
competitividade no ponto essencial


Explanation:
Núcleo (Aurélio Eletrônico):

3. P. ext. O ponto central; o centro.
4. O ponto essencial.
5. A sede principal.

com·pre·hen·sive [kom-pri-hen-siv] –adjective 1. of large scope; covering or involving much; inclusive: a comprehensive study of world affairs. (dictionary.com)

... it strives to bring its comprehensive competitive edges into play further, forge and maintain its nuclear competitiveness, ...

Marim, acredito que tenha a ver com "trazer as fronteiras da competitividade para um cenário mais abrangente, ao mesmo tempo em que se concentram esforços para manter a competição em relação ao ponto essencial."

Quanto ao "ponto essencial", você terá que ver no seu texto se se trata de um assunto essencial, mais importante, ou se é sobre uma equipe principal, ou ainda, se se trata de uma matriz ou unidade mais importante. Poderia ser qualquer um desses aspectos, vai depender do contexto.



Denise Miranda
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
19 mins
  -> Obrigada, Ralph!

agree  Humberto Ribas
1 hr
  -> Obrigada, Humberto!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
competitividade fundamental/central/principal


Explanation:
Oi Martim,

Aqui vão algumas sugestões, quem sabe uma delas não lhe agrada?

É claro que, nessas opções, o referencial da abstração (entre outras características) pode se alterar -- "fundamental" pode trazer um caráter mais de base e não de centro.

Ainda assim, podem inspirar alguns conceitos/idéias relacionados com nuclear.

Espero que ajude =)

Fausto Magalhães da Silveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
7 mins
  -> Grato =)

agree  Rodrigo Parra: Esta expressão lembra a musica do Bowie, "Oh my nuclear babe", fica dificil uma mulher nuclear..rs
14 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search