one-word term

Portuguese translation: termo monovocabular

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:one-word term
Portuguese translation:termo monovocabular
Entered by: AlphaMike

14:10 Jul 26, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Linguistics
English term or phrase: one-word term
boa tarde... "one-word term"...

linguisticamente, inclino-me para monotermos... no entanto não me parece que exista... alguém tem sugestões?
AlphaMike
termo monovocabular
Explanation:
Essa é a tradução mais apropriada.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2007-07-26 14:13:44 GMT)
--------------------------------------------------

Expressão idiomática condensada monovocabular, sem dúvida resultante da contracção da expressão coreana "ho" (em português "tá-se?") com o termo ...
queridaguitarra.blogspot.com/2004_04_01_archive.html
Selected response from:

Luiz Almeida
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5termo monovocabular
Luiz Almeida
4termo único
Gina Teixeira
4unitermo
Nathalie Tomaz
3 +1termo simples
Denise Miranda


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
termo monovocabular


Explanation:
Essa é a tradução mais apropriada.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2007-07-26 14:13:44 GMT)
--------------------------------------------------

Expressão idiomática condensada monovocabular, sem dúvida resultante da contracção da expressão coreana "ho" (em português "tá-se?") com o termo ...
queridaguitarra.blogspot.com/2004_04_01_archive.html

Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
unitermo


Explanation:
utilizaçao de um unico termo

Nathalie Tomaz
France
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
termo simples


Explanation:
Os termos simples constituem-se de uma só palavra...
Cabe observar que termos simples podem combinar-se com abreviações ou acrônimos, oriundos de termos complexos; estas novas combinações são, por sua vez, tratadas como termos simples, antes mesmo de entrar na composição de um outro termo complexo.
http://www.termium.gc.ca/didacticiel_tutorial/portugues/leco...


Denise Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Oliveira
5 hrs
  -> Obrigada, Maria!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
termo único


Explanation:
outra possibilidade, dependendo do contexto, em que estiver insirido.

Bom trabalho!

Gina Teixeira
Italy
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search