Single-stage centrifugal pump

Portuguese translation: bomba centrífuga monofásica

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Single-stage centrifugal pump
Portuguese translation:bomba centrífuga monofásica
Entered by: Ligia Dias Costa

14:41 Sep 9, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Law (general) / centrifugal pumps
English term or phrase: Single-stage centrifugal pump
bomba centrífuga de estágio simples ??
Expressão, Lda.
Portugal
bomba centrífuga monofásica
Explanation:
:)
Selected response from:

Ligia Dias Costa
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4bomba centrífuga monofásica
Ligia Dias Costa
5bomba centrífuga monocelular
Teresa Filipe
4bomba centrífuga monoestágio
delveneto
3bomba centrífuga de estágio simples
Isabel Oliveira


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
single-stage centrifugal pump
bomba centrífuga monofásica


Explanation:
:)

Ligia Dias Costa
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elisabete Cunha
1 min
  -> Obrigada

agree  Marlene Curtis
22 mins
  -> Obrigada

agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral
16 hrs

agree  Artur Jorge Martins
3 days 1 hr

5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
single-stage centrifugal pump
bomba centrífuga de estágio simples


Explanation:
Acho que o termo é apropriado.


    Reference: http://209.85.229.132/search?q=cache:Ufy33DaBed0J:portal.ief...
Isabel Oliveira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
single-stage centrifugal pump
bomba centrífuga monocelular


Explanation:
Tenho toda a certeza de que é esta a tradução. Trabalhei diversoso anos para a Grundfos Portugal...


    Reference: http://www.grundfos.com/web/HOMEPT.NSF/Webopslag/UGRD-4FVPT5
Teresa Filipe
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
single-stage centrifugal pump
bomba centrífuga monoestágio


Explanation:
Uma bomba centrífuga monofásica é uma bomba de uma fase (elétrica) só. Tem outro sentido. Monofásica x trifásico. É monoestágio.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day2 hrs (2009-09-10 17:02:22 GMT)
--------------------------------------------------

Expressão, uma complementação importante:

1o. - Insisto que você não use "monofásico" como sendo a tradução para "single-stage". Monofásico é um termo técnico da área de eletricidade que significa energia sendo provida com fase única, ou seja, fase e neutro. Há ainda a energia trifásica, que usa fase-fase-fase, mais apropriada para bombas pesadas, que demandam mais energia. As tomadas que temos, em geral, dentro de nossas casas, são todas monofásicas (elas têm o terceiro pino que é o "terra", são portanto fase-neutro-terra). Se você tiver um condicionador de ar ou algum equipamento mais pesado dentro de casa, provavelmente ele será trifásico, com uma tomada maior, mais larga.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_monofásico

2 - Quanto a "single-stage", a mesma empresa "grundfos" mencionada pela Teresa Filipe abaixo também usa "monoestágio". Vide aqui:
http://www.grundfos.com/web/homemark.nsf/GrafikOpslag/downlo...$File/bombas_monoestagio_sf_dj.pdf

Em minha opinião, você pode usar monoestágio, estágio simples ou mesmo monocelular, que não estará errado, mas se usar "monofásico" estará gritantemente errado.


--------------------------------------------------
Note added at 1 day2 hrs (2009-09-10 17:05:36 GMT)
--------------------------------------------------

Sorry, este site, às vezes, não consegue criar o link corretamente (quando ele usa caracteres "fora do padrão"), então posto novamente mas você precisará usar copiar/colar e remover os espaços em branco que introduzi no endereço (para evitar o problema):

http://w w w . grundfos . com/web/homemark.nsf/GrafikOpslag/downloads/$File/bombas_monoestagio_sf_dj.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 1 day2 hrs (2009-09-10 17:12:00 GMT)
--------------------------------------------------

A propósito, estava vendo o manual acima das "Bombas Centrífugas Monoestágio" e vi que "essas bombas permitem o acoplamento monobloco a
motores elétricos, diesel e gasolina", ou seja, a bomba em si não é elétrica, ela pode ser acoplada a um motor elétrico. Mais adiante, o manual diz: "Tabela de Dimensões de Bombas flangeadas com montagem monobloco a motores monofásicos e trifásicos - 3.500 rpm"

Ou seja, veja que o motor pode ser monofásico ou trifásico, ou seja, é o tipo de alimentação elétrica a ser fornecida ao motor e isso não tem relação com o fato de a bomba ser "monoestágio".

--------------------------------------------------
Note added at 1 day21 hrs (2009-09-11 12:34:06 GMT)
--------------------------------------------------

Um link interessante falando de bombas, em PT-PT. Explica o que são os estágios [item 3.2, página 18].
http://bath.eprints.org/3795/1/word_noces fundamentais prami...

Também:
http://www.lowara.pt/lowdata/doc/PT/catalog2xx-cx.pdf


delveneto
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search