issue ad

Portuguese translation: publicidade/propaganda para assuntos específicos

20:03 Apr 20, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Journalism
English term or phrase: issue ad
During 1996 the Triad -controlled nonprofit, Citizens for the Republic Education Fund, spent more than $1.3 million on ads, radio and direct mail targeting 13 races - including an ad (view video below) opposing Jill Dockings' Senate candidacy in Kansas. It was supposedly an "issue ad" - meaning an ad not supporting or attacking any specific candidate. However, if this Docking ad looks indeed like a political advertisement to you, consider it your introduction to one of the most popular loopholes in our current campaign finance system - the "issue ads."

Gostaria de ouvir as sugestões dos colegas.

Obrigada!
Maria Constancio
Brazil
Portuguese translation:publicidade/propaganda para assuntos específicos
Explanation:
Minha sugestão.
Selected response from:

Felipe Tomasi
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2publicidade/propaganda para assuntos específicos
Felipe Tomasi
5um anuncio que abordou questões relevantes
Nick Taylor
5propaganda propositiva
Rodrigo Gonçalves
4publicidade temática
Teresa Borges
4Uma propaganda focada em propostas
Augusto Rochadel
3publicidade especifica
Katarina Peters


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Uma propaganda focada em propostas


Explanation:
Parecia uma propaganda focada em propostas, mas era uma propaganda de ataque pessoal.

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

47 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
propaganda propositiva


Explanation:
propaganda que apresenta propostas e não tem foco direto apenas no candidato.

Este conceito é difundido na Justiça Eleitoral conforme se vê nos exemplos

Example sentence(s):
  • TRE-MT destaca necessidade de que propaganda eleitoral seja propositiva Campanhas devem evitar ofensas entre candidatos, sob pena de maior interferência do Poder Judiciário
  • "Propaganda propositiva: Ao coibir quaisquer críticas no horário eleitoral gratuito, o TSE acaba também suprimindo uma parte legítima do jogo democrático"

    Reference: http://www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias-tre-mt/2018/Setem...
    https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/propaganda-propositiva-efb5ryjv1o6a8n9txzocy0vv2/
Rodrigo Gonçalves
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

51 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
um anuncio que abordou questões relevantes


Explanation:
um anuncio que abordou questões relevantes

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 16

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
publicidade especifica


Explanation:
sugestão

Katarina Peters
Canada
Native speaker of: Native in HungarianHungarian, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

2 days 17 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
publicidade temática


Explanation:
Provavelmente, já não chego a tempo, mas em PT(pt), diria assim, ver:

Embora sublinhe que, desde janeiro, todas as plataformas fizeram progressos no que diz respeito à transparência da publicidade de cariz político e à divulgação pública desses anúncios, a Comissão Europeia distingue o Facebook, que “tomou medidas para garantir a transparência da publicidade temática”, de Google e Twitter, que “devem recuperar do seu atraso neste domínio”.
https://faktual.pt/politica/ce-insiste-combate-fake-news

Mais: se os três OTT’s criaram bibliotecas de propaganda política com acesso público e passaram a permitir as pesquisas por interfaces de programação de aplicações, numa “clara melhoria”, Bruxelas lamenta que “o Google e o Twitter não tenham sido capazes de desenvolver e aplicar políticas para a identificação e divulgação pública de publicidade temática, que pode ser uma fonte de debates públicos polémicos durante as eleições e, por isso, sujeita a desinformação”.
http://www.apdc.pt/noticias/atualidade-internacional/ce-reco...

Garantir a transparência em relação a conteúdos patrocinados, especialmente propaganda política e publicidade temática; estas medidas devem ser complementadas por repositórios com informação exaustiva sobre os conteúdos patrocinados, que revelem a identidade real do patrocinador, os montantes despendidos e os critérios de direcionamento utilizados. Devem ser instituídos mecanismos semelhantes para que os utilizadores compreendam a razão pela qual foram alvo de um determinado anúncio;
https://www.parlamento.pt/Documents/2019/abril/desinformacao...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 42

67 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
publicidade/propaganda para assuntos específicos


Explanation:
Minha sugestão.

Felipe Tomasi
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel M. Alencar
9 hrs

agree  raffadc10
23 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search