Pretendonitis

Portuguese translation: Finginite

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Pretendonitis
Portuguese translation:Finginite
Entered by: Joana Neves

15:33 Aug 12, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Idioms / Maxims / Sayings / jargon, slang
English term or phrase: Pretendonitis
I understand what it means, but I am loooking for a good translation for this word.
It referes to a made up injury to get someone out of doing something.

Thanks in advance for your help, dear translators!
Joana Neves
Russian Federation
finginite aguda
Explanation:
Mais uma sugestão.
Selected response from:

Miriam Goldschmidt
Brazil
Grading comment
Obrigada! Vou usar apenas "finginite".
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1finginitis
Andrea Luri Abe
4 +2finginite aguda
Miriam Goldschmidt
4pretendinite
MARCOS BAZILIO
4mentirite
Teresa Borges
3petinite/tanguinite
expressisverbis


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
pretendonitis
finginitis


Explanation:
My suggestion.

Andrea Luri Abe
Peru
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Origada, optei apenas por finginite.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Julia Quissini Jacóbi: Ou também finginite
11 mins

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pretendonitis
pretendinite


Explanation:
acho que fica bem próximo da intenção, pois pretender também é sinônimo de simular e mesmo "pretender" como intenção dá um match legal para "enganar" a empresa e faltar no trabalho!

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2020-08-12 15:44:41 GMT)
--------------------------------------------------

lembrando que é uma alusão à TENDINITE

MARCOS BAZILIO
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela ajuda, Marcos.


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
finginite aguda


Explanation:
Mais uma sugestão.

Miriam Goldschmidt
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada! Vou usar apenas "finginite".

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Sim, o prefixo em PT é "ite" e não "itis"
46 mins
  -> Obrigada, Mario!

agree  Alessandro Yoshinaga: Se for traduzido para PT-BR, esta sugestão ou apenas "finginite" é adequada.
2 hrs
  -> Isso, Alessandro. Pensei no "aguda" fazendo analogia com a expressão "apaixonite aguda".

21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
pretendonitis
petinite/tanguinite


Explanation:
Sugestão em pt-pt.

A "doença de enfiar uma peta" ou "dar tanga" a alguém.

Pois, não sei se estou ou não a desenvolver uma, mas que me dói o pulso como o raio, lá isso dói! Já tentei diversas formas de posicionar os dedos em relação ao teclado, mas o resultado foi o mesmo.

Ora, perdido no meio de toda esta algaraviada (tanguinite é o que tu tens!), encontrei finalmente um tema que me interessa!
http://navegante-da-rua.blogspot.com/2005/10/ai-como-di.html

1. História enganosa ou falsa. = MENTIRA, PATRANHA

"peta", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/peta [consultado em 12-08-2020].

5. [Portugal, Informal] História fictícia e enganosa (ex.: isso é tudo uma grande tanga). = MENTIRA, PETA, TRETA

"tanga", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/tanga [consultado em 12-08-2020].

A made up injury to get out of doing something
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Pretendoniti...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela ajuda e pelas referências. Foi difícil escolher.


30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pretendonitis
mentirite


Explanation:
+ uma sugestão, em PT(pt) diria assim...

Deputado do PS acusa Portas de entrar em “epidemia de mentirite”
https://www.publico.pt/2013/10/07/economia/noticia/deputado-...

Dez milhões de portugueses sofrem de déficite aguda provocada pela exposição prolongada à socratite e a outras substâncias nocivas da família da mentirite e da regabofite. Alguns dos doentes são assintomáticos e outros estão ainda em período de incubação.
https://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/2308405.html?thread=22...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela ajuda e pelas referências, muito útil.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search