gerrymandering

Portuguese translation: reorganização dos distritos eleitorais para garantir a vitória do próprio partido

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gerrymandering
Portuguese translation:reorganização dos distritos eleitorais para garantir a vitória do próprio partido
Entered by: James Michaud

23:46 Sep 7, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Government / Politics
English term or phrase: gerrymandering
Estou com dificuldades em traduzir este termo para o Português do Brasil, peço conselhos e sugestões.
O contexto é um livro sobre política americana e eleições.
James Michaud
Argentina
reorganização dos distritos eleitorais para garantir a vitória do próprio partido
Explanation:
James, a questão aqui é que a tradução desse termo não é tão curta, caso contrário não fica claro qual é o tipo de fraude. Como é um livro, talvez isso não seja um problema.

Eu traduziria com a definição do Collins, foi a mais resumida que encontrei.

https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english-port...



--------------------------------------------------
Note added at 8 días (2019-09-16 10:29:08 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Que bom, James, fico feliz em ajudar! Muito obrigada!
Selected response from:

Andrea Pilenso
Brazil
Grading comment
Utilizei a sua recomendação, pois foi a que melhor se encaixou no contexto. Obrigado, Andrea.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2reorganização dos distritos eleitorais para garantir a vitória do próprio partido
Andrea Pilenso
3 +2manipulações e fraudes eleitorais
Posted via ProZ.com Mobile
Gilmar Fernandes
4 +1Engenharia eleitoral
Marcos Kaltenbaher
4criação de distritos eleitorias para favorecer um partido específico
Martin Riordan
3alteração da delimitação de uma zona eleitoral para favorecer um partido
Marlon Kray Santos
3gerrymandering
Clauwolf
3manipulação do desenho eleitoral
jorges
3delimitação artificial dos distritos/circunscrições eleitorais
Ana Vozone
3falsificação eleitoral
expressisverbis


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
manipulações e fraudes eleitorais


Explanation:
sugestão

Gilmar Fernandes
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
4 hrs
  -> Obrigado, Teresa. Um bom domingo :)

agree  expressisverbis: Bom domingo para si também, Gilmar!
11 hrs
  -> Obrigado, Sandra. Um bom domingo :)

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Engenharia eleitoral


Explanation:



Gerrymandering (palavra de origem norte-americana) é um controverso método de definir em termos de área os distritos eleitorais de um território para obter vantagens no número de representantes políticos (geralmente parlamentares) eleitos, em especial nos locais onde se utiliza o sistema eleitoral majoritário com voto distrital.



"Da primeira vez, a Irlanda rejeitou o Tratado de Nice, e apenas o aceitou mais tarde, num segundo referendo, devido a uma impressionante manobra de "engenharia eleitoral" (também conhecida como gerrymandering )"

Europarl.europa.eu



Gerrymandering ( / dʒ ɛ r i m Æ n d ər ɪ ŋ / JERR -ee-mando-ər ing ) [1] é uma prática destina-se a estabelecer uma vantagem política para uma parte ou grupo particular manipulando os limites dos distritos .

O termo tem o nome de Elbridge Gerry , que, como governador de Massachusetts em 1812, assinou um projeto de lei que criava um distrito partidário na área de Boston que era comparado ao formato de uma salamandra mitológica .

Além de seu uso para alcançar os resultados eleitorais desejados para um partido em particular, a gerrymandering pode ser usada para ajudar ou impedir um grupo demográfico específico , como um grupo político, étnico, racial, linguístico, religioso ou de classe, como na Irlanda do Norte, onde os limites foram construídos para garantir maiorias sindicalistas protestantes. Os limites dos distritos eleitorais federais dos EUA que produzem a maioria dos constituintes representativos de minorias raciais afro-americanas ou outras, conhecidas como " distritos minoritários majoritários ". A gerrymandering também pode ser usada para proteger os operadores históricos . Wayne Dawkings descreve isso como políticos escolhendo seus eleitores em vez de eleitores escolhendo seus políticos.



Marcos Kaltenbaher
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Laura Hafner: Resume bem!
46 mins
  -> Obrigado, Laura!

12 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
delimitação artificial dos distritos/circunscrições eleitorais


Explanation:
Mais uma sugestão.

Como em todos os anos anteriores, Obama apelou a que se termine com gerrymandering – a delimitação artificial dos distritos eleitorais; que se facilite a todos o processo de votação; e que todos os cidadãos participem ...

Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
criação de distritos eleitorias para favorecer um partido específico


Explanation:
Vejo pelas respostas que o sentido é bem entendido. É questão de expressar isso em poucas palavras. Era comum na Irlanda do Norte, principalmente na cidade de Derry. Na verdade, a própria fronteira da Irlanda do Norte, criada em 1921, foi um exemplo perfeito.

Example sentence(s):
  • To divide (a geographic area) into voting districts in a way that gives one party an unfair advantage in elections.

    https://www.thefreedictionary.com/gerrymandering
Martin Riordan
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 28

15 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
manipulação do desenho eleitoral


Explanation:
a manipulação do desenho dos distritos(/círculos) eleitorais

jorges
PRO pts in category: 8

16 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
falsificação eleitoral


Explanation:
gerrymandering

ˌdʒerɪˈmændərɪŋ
nome
1.
enredo, tramoia, manigância
2.
falsificação eleitoral
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/gerrym...

--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs (2019-09-08 16:00:53 GMT)
--------------------------------------------------

Convinha ter a certeza se se trata mesmo de alguma "tramoia".

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

20 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
gerrymandering


Explanation:
:) Não se traduz. Agora, o que é tem na internet, basta colocar entre parênteses

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66

2 days 1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
alteração da delimitação de uma zona eleitoral para favorecer um partido


Explanation:
No Brasil, zona eleitoral, é o termo equivalente para 'voting district' em inglês. Uma região geográfica delimitada, gerenciada por um cartório/juiz eleitoral. Na minha opinião, a tradução como distrito eleitoral fica literal.


    Reference: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Maio/glossa...
Marlon Kray Santos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
reorganização dos distritos eleitorais para garantir a vitória do próprio partido


Explanation:
James, a questão aqui é que a tradução desse termo não é tão curta, caso contrário não fica claro qual é o tipo de fraude. Como é um livro, talvez isso não seja um problema.

Eu traduziria com a definição do Collins, foi a mais resumida que encontrei.

https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english-port...



--------------------------------------------------
Note added at 8 días (2019-09-16 10:29:08 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Que bom, James, fico feliz em ajudar! Muito obrigada!

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Utilizei a sua recomendação, pois foi a que melhor se encaixou no contexto. Obrigado, Andrea.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Douglas Veloso
3 hrs
  -> Muito obrigada, Douglas!

agree  Ana Rita Santiago: SE o livro é sobre política, o quanto mais clara for a tradução/explicação, melhor. Numa obra de ficção, uma tradução genérica talvez fosse o suficiente.
9 hrs
  -> Muito obrigada, Ana Rita!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search