https://wiki.proz.com/kudoz/english-to-portuguese/general-conversation-greetings-letters/6850015-psychobabble.html

psychobabble

Portuguese translation: psicobaboseira(s)

15:47 Jul 25, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters
English term or phrase: psychobabble
Em um diálogo, uma pessoa diz estar preocupada em estar alimentando seus medos ao tentar enfrenta-los, e seu interlocutor responde: "that's psychobabble".

Essa pergunta já foi feita e a resposta escolhida foi "psicologia barata", mas gostaria de ouvir outras sugestões.

Obrigada!
Maria Luiza Constancio
Brazil
Portuguese translation:psicobaboseira(s)
Explanation:
jargão psicológico sem sentido
https://www.wordreference.com/enpt/psychobabble

Em seu livro Psychobabble (“Psicobaboseira”, em inglês), o psicólogo britânico Stephen Briers questiona a ideia de que a autoestima é um “direito humano”.
https://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/...

Mais uma sugestão.
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Muito obrigada! :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7psicobaboseira(s)
expressisverbis
4 +2Blá blá blá psicológico/pseudopsicologia
Augusto Rochadel
4não é exatamente como está pensando / não é bem assim que funciona a psicologia
MARCOS BAZILIO
4psicologia barata/psicobobagens/disparates psicológicos/besteiras psicológicas
Nelson Soares
4psicologia de botequim / boteco
Anderson Calixto
3 +1psicologia da treta
Ana Vozone
4psicologismo barato
ferreirac


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Blá blá blá psicológico/pseudopsicologia


Explanation:
Sugestão.

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Silvia Aquino
2 hrs
  -> Obrigado, Silvia!

agree  Geocinara Avila: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/156000/c...
2 hrs
  -> Obrigado, Geocinara!

3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
psicologia da treta


Explanation:
Sugestão.
https://www.google.com/search?q="psicologia da treta"&oq="ps...

Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 70

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor
17 mins
  -> Thank you, Nick!

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
psicologismo barato


Explanation:
Sug.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2020-07-25 15:57:10 GMT)
--------------------------------------------------

psychobabble = psicologismo barato, de acordo com o dicionário do Babylon.

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
psicobaboseira(s)


Explanation:
jargão psicológico sem sentido
https://www.wordreference.com/enpt/psychobabble

Em seu livro Psychobabble (“Psicobaboseira”, em inglês), o psicólogo britânico Stephen Briers questiona a ideia de que a autoestima é um “direito humano”.
https://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/...

Mais uma sugestão.

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Muito obrigada! :)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
11 mins
  -> Obrigada Cláudio.

agree  Felipe Tomasi
22 mins
  -> Obrigada Felipe.

agree  Silvia Tratnik
1 hr
  -> Obrigada Sílvia.

agree  Ederli Fortunato: Gostei muito dessa opção. Mantém a concisão e o sentido.
2 hrs
  -> Obrigada Ederli,

agree  Mario Freitas: Ótima, Sandroka!
6 hrs
  -> Obrigada Mário.

agree  Aline Amorim
7 hrs
  -> Obrigada Aline.

agree  Sueli Astrini
2 days 1 hr
  -> Obrigada Sueli.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
psicologia de botequim / boteco


Explanation:
https://psicologiadebotequimdotcom.wordpress.com/psicologia-...

PSICOLOGIA É COISA DE BOTEQUIM?
“Os gordinhos são pessoas mais alegres”, “contar carneirinhos ajuda a adormecer”, “desenhos dizem muito sobre a personalidade”, “antidepressivos transformam as pessoas em zumbis”, só usamos 10% da capacidade de nosso cérebro”. Provavelmente você já deve ter ouvido algumas dessas frases – senão todas.

Chamei a este site ironicamente de Psicologia de Botequim não só para relacionar boas bebidas e Psicologia, mas também para mostrar que se quisermos compreender as grandes questões da Psicologia e entendermos verdadeiramente o que nos faz humanos, é preciso derrubar os maiores Mitos Populares da Psicologia. Ou seja, a psicologia unicamente discutida no “botequim”.

Ou seja, este site joga um balde de água fria sobre as concepções mágicas sobre o ser humano construídas ao longo dos anos.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2020-07-25 17:01:22 GMT)
--------------------------------------------------

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0510201013.ht...

LIVRO

Abaixo a psicologia de botequim

Crenças segundo as quais só usamos 10% da capacidade do cérebro ou tocarMozart para bebês é garantia de inteligência são contestadas por quatro psicólogos americanos, no livro "Os 50 Maiores Mitos Populares da Psicologia -Derrubando famosos equívocos sobre o comportamento humano" (Ed. Gente, 400 págs., R$ 49,90). O objetivo dos especialistas Scott O. Lilienfeld, Steven Jay Lynn, John Ruscio e Barry L. Beyerstein é ajudar a distinguir ciência do que é pura balela.

Anderson Calixto
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
psicologia barata/psicobobagens/disparates psicológicos/besteiras psicológicas


Explanation:
Espero ter ajudado!

Nelson Soares
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 days 1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não é exatamente como está pensando / não é bem assim que funciona a psicologia


Explanation:
acredito que a melhor tradução para este é não tentar utilizar um único termo, mas a explicação do sentido em si...

Psychobabble

Descrição
DescriçãoTraduzido do inglês-Psychobabble é uma forma de fala ou escrita que usa jargão psicológico, palavras-chave e linguagem esotérica para criar uma impressão de verdade ou plausibilidade. O termo implica que o falante ou escritor não possui a experiência e o entendimento necessários para o uso adequado dos termos psicológicos


    Reference: http://https://en.wikipedia.org/wiki/Psychobabble
MARCOS BAZILIO
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also: