play “duck and cover”

Portuguese translation: brincam de se esconder do perigo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:play “duck and cover”
Portuguese translation:brincam de se esconder do perigo
Entered by: Tereza Rae

22:58 Apr 1, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters / Conversation
English term or phrase: play “duck and cover”
Working with at-risk children is deeply satisfying and often joyful, but sometimes it will break your heart. When your kindergartners play “duck and cover” and “call 911, my boyfriend is coming over to kill me,” you know that they have needs that you may not be able to address. After a few years of this, a devoted teacher may be emotionally exhausted and might reasonably decide to move to another school where she is less likely to burn out.

PT-BR Please!
EG Loiola
United States
brincam de se esconder do perigo
Explanation:
Só mais uma sugestão. :-D
Selected response from:

Tereza Rae
Canada
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2brincam a esconde-esconde
Teresa Borges
4 +2brincam de se esconder do perigo
Tereza Rae
4 +1brincam de buscar abrigo; brincam de se proteger
Matheus Chaud
3 +1brincarem de "duck and cover"
Camila Cintra
4brincam de polícia e ladrão
Mario Freitas
4brincam de se encolher e se cobrir
Posted via ProZ.com Mobile
Andrea Pilenso
3fingem se esconder
Paul Dixon
3brincam de "se baixar e abrigar-se"
Ana Vozone


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
brincam de buscar abrigo; brincam de se proteger


Explanation:

https://www.urbandictionary.com/define.php?term=duck and cov...
duck and cover =
The way to protect yourself from everything from nuclear attacks to volcano explosions in the mid 20th century.

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ian Barboza
13 days
  -> Obrigado, Ian!

49 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
brincarem de "duck and cover"


Explanation:
Duck, no dicionário da Cambridge, é traduzido como "abaixar-se rapidamente, desviar a cabeça ou o corpo rapidamente, esquivar-se":

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portugue...

Play "duck and cover" trata-se de uma brincadeira que remete a um contexto histórico muito específico, que seria o da Guerra Fria:

https://www.commonlit.org/texts/duck-cover-school-drills-dur...

Talvez, uma possível solução seja a de não traduzir, deixar o termo entre aspas e colocar uma nota, uma referência, a exemplo deste texto:

https://medium.com/@prioridadeabsoluta/a-volta-do-and-cover-...

"[2] Duck and Cover era uma prática ensinada às crianças para se protegerem de ataques nucleares, na qual eram instruídas a se encolherem no chão e se cobrirem rapidamente".

Espero que sejam dicas úteis!


Camila Cintra
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  jorges: Concordo, desde que se insira uma nota semelhante à nota [2] da sua explicação.
1 day 17 hrs
  -> Obrigada, Jorges!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
brincam de se encolher e se cobrir


Explanation:
Duck and Cover era uma prática ensinada às crianças para se protegerem de ataques nucleares, na qual eram instruídas a se encolherem no chão e se cobrirem rapidamente.

Andrea Pilenso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
brincam de se esconder do perigo


Explanation:
Só mais uma sugestão. :-D

Tereza Rae
Canada
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Oliveira Simões
1 hr
  -> Obrigada, Oliveira! :0) Sinto-me honrada, pois entre tantas sugestões, você escolheu a minha...

agree  Esther Dodo
1 day 18 hrs
  -> Muito obrigada, Esther! :-D

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
brincam de polícia e ladrão


Explanation:
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&authuser=0&ei=ufCi...

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 68

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Oliveira Simões: Não creio que seja a mesma coisa. "Kongregate free online game Thief and Police - get out without touching the police. Play Thief and Police."
6 hrs
  -> 

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
brincam a esconde-esconde


Explanation:
Diria assim em PT(pt), espero que seja útil...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 112

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Oliveira Simões: Em PT-Br, esconde-esconde é equivalente a "hide-and-seek": https://www.collinsdictionary.com/us/dictionary/portuguese-e...
3 hrs
  -> Eu sei, mas aqui o sentido é figurado: esconder aquilo que se sabe...

agree  expressisverbis: Ou "brincam às escondidas" (é o termo que melhor conheço e sempre ouvi... onde estou).
1 day 6 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

agree  Margarida Ataide: brincam às escondidas
13 days
  -> Obrigada, Margarida!

15 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
brincam de "se baixar e abrigar-se"


Explanation:
Ou: Brincar de "Baixar e abrigar"

Mais uma sugestão.

Example sentence(s):
  • Só tiveram tempo de se baixar e abrigar atrás de mesas e cadeiras, enquanto flechas, umas a seguir às outras, atravessavam o ar na tentativa de os atingir.
  • unca teve de se baixar e abrigar-se debaixo da carteira, na escola.

    Reference: http://amara.org/et/videos/l57nfKckhnjF/pt/1593474/
    Reference: http://books.google.pt/books?id=qogwDgAAQBAJ&pg=PT142&lpg=PT...
Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 70

15 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fingem se esconder


Explanation:
Sugestão.

Paul Dixon
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 23




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search