Centre of plate

Portuguese translation: prato principal/refeição principal

04:09 Nov 15, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Food & Drink
English term or phrase: Centre of plate
Flexitarians are driving changes in taste, culinary traditions and food consumption habits. As a consequence, chefs, food service and retail businesses are rethinking their menus, centre of plate and products

As a result, neither protein nor centre of plate will ever be the same.
PaulaEsp
Portuguese translation:prato principal/refeição principal
Explanation:
Vamos lá: o texto aponta no final que proteínas e o "center of plate" deixarão de ser uma coisa só, isso porque o prato principal (recomendo ver imagens) é composto por elementos proteicos (carne bovina, frango, peixe), tal como podemos ver neste link: https://www.nicholasandco.com/foodservice/center-plate/

A influência dos "flexitarians" tem desempenhado um papel importante nessa mudança, segundo o texto, por isso a noção proteica sobre pratos principais sofrerá alterações, ou seja, os elementos nutritivos tradicionais de um prato principal não serão mais os mesmos.

Um pequeno diálogo no início deste texto ajuda a compreender essa noção também: http://www.poormansfeast.com/archives/journey-from-the-cente...

Por fim, "prato nutritivo" também poderia ser uma opção.
Selected response from:

Bruno Santos
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4prato principal/refeição principal
Bruno Santos
4base da alimentação
Teresa Borges
4ingrediente/elemento principal do prato
Cristina Mantovani
3empratamento
Mario Freitas
3composição do prato
Miguel Francisco


Discussion entries: 1





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
centre of plate
prato principal/refeição principal


Explanation:
Vamos lá: o texto aponta no final que proteínas e o "center of plate" deixarão de ser uma coisa só, isso porque o prato principal (recomendo ver imagens) é composto por elementos proteicos (carne bovina, frango, peixe), tal como podemos ver neste link: https://www.nicholasandco.com/foodservice/center-plate/

A influência dos "flexitarians" tem desempenhado um papel importante nessa mudança, segundo o texto, por isso a noção proteica sobre pratos principais sofrerá alterações, ou seja, os elementos nutritivos tradicionais de um prato principal não serão mais os mesmos.

Um pequeno diálogo no início deste texto ajuda a compreender essa noção também: http://www.poormansfeast.com/archives/journey-from-the-cente...

Por fim, "prato nutritivo" também poderia ser uma opção.

Bruno Santos
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone
5 hrs
  -> Thank you, Ana!

agree  Silvia Aquino
7 hrs
  -> Thank you, Silvia!

agree  imatahan
8 hrs
  -> Thanks, imatahan!

agree  Rodrigo Alves
3 days 6 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
centre of plate
base da alimentação


Explanation:
Diria assim em PT(pt):

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&sxsrf=ACYBG...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 49

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
centre of plate
empratamento


Explanation:
https://www.google.com.br/search?biw=952&bih=747&ei=Jn_OXYj5...

Mario Freitas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 44

8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
centre of plate
composição do prato


Explanation:
sugestão

Miguel Francisco
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
centre of plate
ingrediente/elemento principal do prato


Explanation:
Não é o prato principal dentro de um menu, e sim o ingrediente principal, ou de destaque, dentro de um prato. Por exemplo, em um pato ao molho de laranja o center of plate é o pato.
No MasterChef eles dizem por exemplo que “o ingrediente X tem que brilhar/se destacar” no prato.

a escolha do Sauvignon Blanc para harmonizar com essa receita seria óbvia, já que o elemento principal do prato é carne de pescada branca.
https://www.bebidasfamosas.com.br/blog/ceviche

Cristina Mantovani
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Sim, Cristina, foi isso mesmo que acabei usando. Obrigada.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search