management fee

Portuguese translation: comissão de gestão

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:management fee
Portuguese translation:comissão de gestão
Entered by: Ligia Dias Costa

09:00 Jan 12, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
English term or phrase: management fee
infelizmente não tenho mais dados!
Valter Miranda
comissão de gestão
Explanation:
taxa é pago ao estado.
Selected response from:

Ligia Dias Costa
Portugal
Grading comment
Obrigado Lígia e Boas Entradas!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7taxa administrativa
Isabella Becker
4 +7comissão de gestão
Ligia Dias Costa
5 +1taxa de administração
Paul Dixon
4emolumento
Helen Carter
5 -2Honorários de administração
marco lessa (X)
4 -1Taxa de gestão
Antonio Tomás Lessa do Amaral
4 -1Taxa de administração por percentual.
Marcos Antonio


Discussion entries: 5





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
taxa administrativa


Explanation:
Uma sugestão!

Isabella Becker
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
1 min

agree  Isabel Maria Almeida
11 mins

agree  Helen Carter
16 mins

neutral  Maria José Tavares (X): em Finanças é Comissão de Gestão http://www.bigonline.pt/pt/fundosrecomendacoes/guia1.asp
22 mins

agree  allinev (X)
51 mins

agree  M. Celina Alonso Neves
2 hrs

disagree  marco lessa (X): TAXA é IMPOSTO. (jur.) Contribuição por um serviço público especificado, feito em favor de um determinado indivpiduo, e q. só é exigível depois de efetivamente prestado, no q. diferencia do imposto
4 hrs

agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral:
7 hrs

agree  Marcelo Lino
9 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
12 hrs

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
Taxa de gestão


Explanation:


Antonio Tomás Lessa do Amaral
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  marco lessa (X): TAXA é IMPOSTO. (jur.). FEE= A compensation paid for particular acts, services, or labor, generally those that are performed in the line of official duties or a particular profession. An interest in land; an estate of inheritance.
4 hrs
  -> nem sempre dos 17 exemplos de taxa no Aurelio nenhum quer dizer imposto. Não confundir com o inglês: tax

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
comissão de gestão


Explanation:
taxa é pago ao estado.

Ligia Dias Costa
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Obrigado Lígia e Boas Entradas!!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares (X): É isso mesmo, mas não é paga ao Estado. http://www.bigonline.pt/pt/fundosrecomendacoes/guia1.asp
6 mins
  -> Obrigada, Maria José

agree  Maria C Dias
28 mins
  -> Obrigada, Maria

agree  Mariana Moreira: sem qualquer sombra de dúvida
1 hr
  -> Obrigada, Mariana, feliz ano novo!

agree  rhandler
3 hrs
  -> Obrigada, Ralph

disagree  marco lessa (X): COMISSÃO quem recebe é VENDEDOR ou CORRUPTO!
4 hrs
  -> Obrigada, Marco

agree  Artur Jorge Martins
5 hrs
  -> Obrigada, Artur!

agree  Fernanda Abreu
6 hrs
  -> Obrigada, Fernanda

agree  Roberto Cavalcanti
12 hrs
  -> Obrigada, Roberto

agree  Sonia Heidemann
3 days 10 hrs
  -> Obrigada, Sonia

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
emolumento


Explanation:
julgo que se usa tanto emolumento como taxa administrativa.

Helen Carter
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  marco lessa (X): emolumento=emolument, salary, fee, gain, profit, advantage/ lucro, retribuição, gratificação, rendimento de um cargo além do ordenado fixo. Pl. lucros eventuais/e. judiciais=judicial fees/e. consulares=consular fees.
4 hrs

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
Taxa de administração por percentual.


Explanation:
Uma opção.

Encontrei esta definição. Espero que ajude.

- Management Fee TAXA DE ADMINISTRAÇÃO POR PERCENTUAL. Topo Voltar. O cliente remunera os serviços da Agência de Viagens mediante pagamento integral de todos ...
www.favecc.com.br/glossario/fee.php - 24k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 191

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  marco lessa (X): Taxa é imposto, regulamento ; preço; razão de juro; multa (bras.).
4 hrs
  -> Olá, Marco. Sem maiores dados, não se pode afirmar que se trata de um imposto. IMO.

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
taxa de administração


Explanation:
In Brazil this is the usual form.

Paul Dixon
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  marco lessa (X): TAXA é IMPOSTO. (jur.) Contribuição por um serviço público especificado, feito em favor de um detereminado indivpiduo, e q. só é exigível depois de efetivamente prestado, no q. difererencia do imposto.
15 mins
  -> Fee = Honorários, Emolumentos, *Taxa* (MELLO, L.C. - Law Dictionary p. 694)

agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral:
3 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
8 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -2
Honorários de administração


Explanation:
'Fee'=honorários s.m pl., emolumento, joia (p. nova burrografia), preço de entrada em museu; taxa de exame,quota trimestral de matrícula, gratificação.
honorários=remuneração aos q. exercem uma profissão liberal; retribuição, remuneração.
CUIDADO! honorário adj=honorifico


--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-01-12 14:52:38 GMT)
--------------------------------------------------

Concordo parcialmente (no contexto) com 'emolumento (Carter)' e 'comissão(Lígia)', mas TAXA é IMPOSTO, aqui e na China....
Quem traduz FEE por TAXA, traduziria 'TAXA DE JUROS' por 'INTEREST FEE';'taxa de atracação' por 'mooring fee' etc.
Voltando pro Português, TAXA=(jur.) Contribuição por um serviço público especificado, feito em favor de um determinado individuo, e q. só é exigível depois de efetivamente prestado, no q. diferencia do imposto.
TAXA em Ing. é=contribution, duty, scot, toll, excise, assesment, tribute, customs, average, rate, tax, fixed price, tariff, surcharge.
********************************************************************
ENTRETANTO, pode-se dizer 'taxa de matrícula'= 'entrance fee'e 'enrollment fee'.



--------------------------------------------------
Note added at 7 days (2009-01-19 11:55:09 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

A.T.do AMARAL.
Continue lendo, mesmo q. seja só o Aurélio:
Comissão: "(...)retribuição ou GRATIFICAÇÃO PAGA ao AGENTE ou INTERMEDIÁRIO de uma TRANSAÇÃO(ger. uma PORCENTAGEM do valor desta):
"O CORRETOR recebeu uma COMISSÃO de 5% pela venda de terreno."
Contadores, auditores, analistas de sistema, economistas, engenheiros de produção, administradores, analistas financeiros, q. são os funcionários de uma firma de administração qualquer que fazem análises ou re-estruturação de firmas, ou exames da situação econômico-financeira de firma em dificuldades ou auditoria, não recebem COMISSÃO. Firmas de AUDITORIA ou de CONSULTORIA, não COBRAM COMISSÃO, mas HONORÁRIOS.
COMISSÂO quem recebe é VENDEDOR ou CORRUPTO...

marco lessa (X)
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 146

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Antonio Tomás Lessa do Amaral: nunca vi um banco ou empresa de investimentos cobrar honorários! Honorários no Aurélio Remuneração àqueles que exercem uma profissão liberal: advogado, médico, etc.
26 mins
  -> Continue lendo(Aurélio): (...) etc.; proventos(=honorários) p.1657.Mas o Aurélio está morto...

disagree  Clara Duarte: Honorários?!??! Honorário é remuneração de um trabalhador independente, como tradutor, advogado, etc. Taxa, comissão e emolumentos são possíveis, honorários é que não mesmo! | E parece-lhe que seja honorário neste contexto? A mim não.
51 mins
  -> Honorários=proventos (Aurélio); vencimentos, salário, remuneração/ provento=proveito, rendimento, lucro.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search