Robot Rovers

Portuguese translation: jipe-robô; sonda robótica

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:robot rover
Portuguese translation:jipe-robô; sonda robótica
Entered by: Matheus Chaud

12:26 Sep 5, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / Space
English term or phrase: Robot Rovers
Please, does anybody can help me how to translate "Robot rovers"?
It is inserted in the following context:
"Rovers are robot vehicles that can explore other planets. They travel across the surface, taking samples of soil and measuring weather conditions so that scientists can find out what other planets are like."

Tks
Anacris Ribeiro
Brazil
jipe-robô (rover)
Explanation:

Gosto da tradução da IATE (rover = jipe):
http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do?method=searchDetail&l...


O Estadão e o G1 também optaram por traduzir dessa forma:

https://www.estadao.com.br/infograficos/ciencia,curiosity-o-...
Lançamento de jipe-robô inicia nova fase na exploração do planeta vermelho. Módulo poderá...

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/jipe-mar...
A cratera Gale de Marte, região investigada pelo jipe-robô Curiosity, já abrigou ... por até 10 milhões de anos, indica um novo estudo da Nasa.

A vantagem de traduzir é que ajuda o leitor a saber como é a estrutura do veículo, já que nem todos sabem o que é um rover, mas todos sabem como é um jipe.

Eu, particularmente, usaria
jipe-robô (rover),

com "rover" ao lado entre parênteses ;)
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Olá.
Agradeço pela ajuda. Vou optar por esta resposta pois há fragmentos no texto onde aparece também o termo "probe = sonda".
Tks a lot!
:-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3robôs / sondas espaciais
Oliveira Simões
4 +3jipe-robô (rover)
Matheus Chaud
5rovers robôs
Clauwolf


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
robot rovers
robôs / sondas espaciais


Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2018-09-05 12:34:56 GMT)
--------------------------------------------------

Pensando melhor, o termo "robôs espaciais" parece fazer mais sentido neste contexto. Veja artigo sobre a fábrica de robôs espaciais: https://veja.abril.com.br/ciencia/a-fantastica-fabrica-de-ro...

Example sentence(s):
  • Voyager 1, ainda em atividade fora do Sistema Solar, 39 anos depois de seu lançamento. Sonda espacial é uma nave espacial não tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, asteroides ou cometas.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonda_espacial
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor: sonda robô or Sonda robótica
4 hrs
  -> Obrigado, Nick.

agree  HassanBiolchini
6 hrs
  -> Obrigado, Hassan.

agree  Claudio Mazotti
9 hrs
  -> Obrigado, Cláudio.

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
robot rovers
rovers robôs


Explanation:
:) Não costuma ser traduzido

--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2018-09-05 12:57:36 GMT)
--------------------------------------------------

https://canaltech.com.br › Ciência › Robótica › Produtos › Carros
Os rovers são uma arma poderosa da NASA na exploração de Marte, por exemplo, que já recebeu quatro robôs do tipo enviados pela agência espacial (os já .

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 362

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
robot rover
jipe-robô (rover)


Explanation:

Gosto da tradução da IATE (rover = jipe):
http://iate.europa.eu/SearchByQuery.do?method=searchDetail&l...


O Estadão e o G1 também optaram por traduzir dessa forma:

https://www.estadao.com.br/infograficos/ciencia,curiosity-o-...
Lançamento de jipe-robô inicia nova fase na exploração do planeta vermelho. Módulo poderá...

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/jipe-mar...
A cratera Gale de Marte, região investigada pelo jipe-robô Curiosity, já abrigou ... por até 10 milhões de anos, indica um novo estudo da Nasa.

A vantagem de traduzir é que ajuda o leitor a saber como é a estrutura do veículo, já que nem todos sabem o que é um rover, mas todos sabem como é um jipe.

Eu, particularmente, usaria
jipe-robô (rover),

com "rover" ao lado entre parênteses ;)

Matheus Chaud
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 712
Grading comment
Olá.
Agradeço pela ajuda. Vou optar por esta resposta pois há fragmentos no texto onde aparece também o termo "probe = sonda".
Tks a lot!
:-)
Notes to answerer
Asker: 10


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: jipe-robô ou jipe-sonda. Era jipe lunar, mas começaram a mandar para marte também, aí já viu né?
2 hrs
  -> Exato, era o famoso jipe lunar quando foi lançado, depois despacharam para Marte também. Obrigado, Mário!

agree  Claudio Mazotti
7 hrs
  -> Obrigado, Claudio!

agree  Paulo Gasques
11 hrs
  -> Obrigado, Paulo!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search