decade response

Portuguese translation: resposta logaritmica (Base 10)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:decade response
Portuguese translation:resposta logaritmica (Base 10)
Entered by: Daniel Freire

20:34 May 24, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general) / photometer
English term or phrase: decade response
PT-PT

(Simulator or Default Calibration)
Simulator calibration uses a current source to set the OD (optical density) DECADE RESPONSE. Defaulf uses the calculated nominal response
Daniel Freire
Australia
resposta logaritmica (Base 10)
Explanation:
FOTOMETRIA É o ramo da óptica que se preocupa em medir a luz, em termos de como seu brilho é percebido pelo olho humano. Esse tipo de calibração procura reproduzir a resposta fisiológica do olho humano.

Decade: A 10:1 increase or decrease of a variable, usually frequency. A 20 dB/decade gain roll-off defines a gain change of 20 dB for each 10-fold increase or decrease in frequency. Note that 6dB/octave is equivalent to 20 dB/decade.
http://www.frequencydevices.com/guide/Glossary_of_terms.html

Each additional unit is one decade change (factor of 10, i.e. log change) of the amount of light absorbed and is correlated to the current output by the photo detector.

DENSIDADE ÓPTICA – (Optical Density) – Termo aplicado na valoração dos filtros neutros. A densidade é igual ao logaritmo de base 10 (dez ) do recíproco de fator de transmissão, podendo-se escrever ( D=log 1/T ), onde “D” é a abreviatura de densidade óptica.
http://www.oticageral.com.br/publicacoes/D/A2.php

...relaciona a densidade óptica D com a energia de exposiç˜ao, sendo esta ultima em escala logaritmo devido a resposta do olho humano. ...
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/.../ENF20N1_06...

Por fim, na claridade o olho humano apresenta uma resposta aproximadamente logarítmica. ... definimos duas grandezas: a densidade óptica D ea exposição £'. ...
books.google.com.br/books?isbn=8531403332...

A densidade óptica mede o grau de escurecimento da radiografia, sendo calculada em uma escala logarítmica da produção de luz incidente para a transmitida pelo filme. Esta escala usada corresponde àquela que o olho humano ...
www.acbo.org.br/revista/biblioteca/digitalizacao.../digital...
Selected response from:

Carlos Quandt
Brazil
Grading comment
Muito obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3resposta decimal
Clauwolf
4resposta logaritmica (Base 10)
Carlos Quandt
3 +1resposta por década
Salvador Scofano and Gry Midttun
3resposta decodificada (decode response)
Elcio Carillo
Summary of reference entries provided
Densidade óptica
Teresa Borges

  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
resposta decimal


Explanation:
:) E não binária

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 362

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  cristinamarinho
57 mins
  -> obrigado

agree  Marlene Curtis
3 hrs
  -> obrigado

agree  Teresa Borges
15 hrs
  -> obrigado

18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
resposta por década


Explanation:
década no sentido de escala do gráfico

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Specializes in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1265

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Pedro Serra
14 hrs
  -> Obrigado

55 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
resposta decodificada (decode response)


Explanation:
Pode haver um erro de grafia, tratando-se, na verdade, da expressão "Decode Response". Boa sorte!

http://www2.truman.edu/~blamp/chem322/pdf/IR and FTIR.pdf

Elcio Carillo
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 38

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
resposta logaritmica (Base 10)


Explanation:
FOTOMETRIA É o ramo da óptica que se preocupa em medir a luz, em termos de como seu brilho é percebido pelo olho humano. Esse tipo de calibração procura reproduzir a resposta fisiológica do olho humano.

Decade: A 10:1 increase or decrease of a variable, usually frequency. A 20 dB/decade gain roll-off defines a gain change of 20 dB for each 10-fold increase or decrease in frequency. Note that 6dB/octave is equivalent to 20 dB/decade.
http://www.frequencydevices.com/guide/Glossary_of_terms.html

Each additional unit is one decade change (factor of 10, i.e. log change) of the amount of light absorbed and is correlated to the current output by the photo detector.

DENSIDADE ÓPTICA – (Optical Density) – Termo aplicado na valoração dos filtros neutros. A densidade é igual ao logaritmo de base 10 (dez ) do recíproco de fator de transmissão, podendo-se escrever ( D=log 1/T ), onde “D” é a abreviatura de densidade óptica.
http://www.oticageral.com.br/publicacoes/D/A2.php

...relaciona a densidade óptica D com a energia de exposiç˜ao, sendo esta ultima em escala logaritmo devido a resposta do olho humano. ...
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/.../ENF20N1_06...

Por fim, na claridade o olho humano apresenta uma resposta aproximadamente logarítmica. ... definimos duas grandezas: a densidade óptica D ea exposição £'. ...
books.google.com.br/books?isbn=8531403332...

A densidade óptica mede o grau de escurecimento da radiografia, sendo calculada em uma escala logarítmica da produção de luz incidente para a transmitida pelo filme. Esta escala usada corresponde àquela que o olho humano ...
www.acbo.org.br/revista/biblioteca/digitalizacao.../digital...


Carlos Quandt
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32
Grading comment
Muito obrigado.




Reference comments


16 hrs
Reference: Densidade óptica

Reference information:
DENSIDADE ÓPTICA - Medida da transparência nos meios transparentes e medida da refractância nos meios opacos. É definida pelo logaritmo decimal do quociente entre a intensidade da luz incidente e a intensidade da luz emergente. Nos meios transparentes a luz emergente é a luz que o atravessa; nos meios opacos a luz emergente é a luz difundida por ele.


    Reference: http://camaraescura.no.sapo.pt/tecnicas/impressao/impre_glos...
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 255




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search