Special Education Liaison

Portuguese translation: mediador para educação especial

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Special Education Liaison
Portuguese translation:mediador para educação especial
Entered by: maucet

18:22 Apr 13, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy
English term or phrase: Special Education Liaison
Trata-se do nome de um cargo.

Obrigado!
maucet
Brazil
mediador para educação especial
Explanation:

Tenho um filho com autismo e o termo que ouvi mais vezes dos especialistas nesse contexto é mediador.
Há outros termos também usados, mas esse foi o que ouvi mais vezes até hoje.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2017-04-13 18:34:33 GMT)
--------------------------------------------------

Outra possibilidade é

agente de apoio:

Agente de Apoio à Educação Especial

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs (2017-04-14 01:57:43 GMT)
--------------------------------------------------

Apenas detalhando: em educação especial, o liaison é um mediador que pode assumir diversos cargos - desde cargos mais simples, como voluntário, passando por monitor em sala de aula, professor de educação especial ou coordenador.

Em outras palavras, todo coordenador de educação especial é um liaison, mas nem todo liaison é coordenador.

Aqui, por exemplo, o liaison é apenas um mediador voluntário, e não um coordenador:
http://fhespta.org/programs/special-education-liaison/

Aqui são professores (e não coordenadores):
https://www.salemacademycs.org/academics/special-education/

Já aqui, fica claro que é um coordenador, pois se reporta diretamente ao diretor:
http://www.nhcs.net/humanresources/jobdescriptions/Special E...

Assim, sem saber mais detalhes, continuo sendo a favor de traduzir como mediador, pois é exatamente esse o significado de liaison:

liaison = a channel for communication between groups
(fonte: WordNet)

Espero que seja útil!
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4mediador para educação especial
Matheus Chaud
3orientador de educação especial
ferreirac
3contato da educação especial
Clauwolf


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
special education liaison
contato da educação especial


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68

28 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
special education liaison
orientador de educação especial


Explanation:
Sug.

--------------------------------------------------
Note added at 29 mins (2017-04-13 18:52:39 GMT)
--------------------------------------------------

Ver https://goo.gl/UqN128

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
special education liaison
mediador para educação especial


Explanation:

Tenho um filho com autismo e o termo que ouvi mais vezes dos especialistas nesse contexto é mediador.
Há outros termos também usados, mas esse foi o que ouvi mais vezes até hoje.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2017-04-13 18:34:33 GMT)
--------------------------------------------------

Outra possibilidade é

agente de apoio:

Agente de Apoio à Educação Especial

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs (2017-04-14 01:57:43 GMT)
--------------------------------------------------

Apenas detalhando: em educação especial, o liaison é um mediador que pode assumir diversos cargos - desde cargos mais simples, como voluntário, passando por monitor em sala de aula, professor de educação especial ou coordenador.

Em outras palavras, todo coordenador de educação especial é um liaison, mas nem todo liaison é coordenador.

Aqui, por exemplo, o liaison é apenas um mediador voluntário, e não um coordenador:
http://fhespta.org/programs/special-education-liaison/

Aqui são professores (e não coordenadores):
https://www.salemacademycs.org/academics/special-education/

Já aqui, fica claro que é um coordenador, pois se reporta diretamente ao diretor:
http://www.nhcs.net/humanresources/jobdescriptions/Special E...

Assim, sem saber mais detalhes, continuo sendo a favor de traduzir como mediador, pois é exatamente esse o significado de liaison:

liaison = a channel for communication between groups
(fonte: WordNet)

Espero que seja útil!

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 271
Grading comment
Obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
4 mins
  -> Obrigado, Teresa!

agree  expressisverbis: https://www.bcps.org/offices/special_ed/pdf/SEL Brochure 201...
1 hr
  -> Agradeço, Sandra!

agree  Margarida Ataide
1 day 2 hrs
  -> Grato, Margarida!

agree  Rafael Barros: Considerando a multiplicidade de papéis que um liaison pode assumir, "mediador" parece ser a opção mais adequada.
1 day 9 hrs
  -> Obrigado, Rafael!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search