glued sounds

Portuguese translation: sons combinados (welded sounds)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:glued sounds
Portuguese translation:sons combinados (welded sounds)
Entered by: maucet

17:17 Mar 15, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy
English term or phrase: glued sounds
"She continued to work in small group during her class's phonics instruction working on a modified word list consisting of the glued sounds -ang, -ong, -ing, -ung, -ank, -ink,-onk, and -unk."


Obrigado!
maucet
Brazil
sons combinados (welded sounds)
Explanation:

Essa nomenclatura faz parte de um sistema didático chamado Wilson Reading System.

A base fonológica dela não é muito sólida - é uma proposta mais didática mesmo, para ensinar os sons.
https://linguisteducatorexchange.com/category/teaching-decis...


Não achei ninguém que tenha traduzido o termo para português, então você tem uma certa liberdade na tradução.

Em inglês, o termo é mais conhecido como "welded sounds" do que "glued sounds" - pode pesquisar e vai confirmar isso.
Ex.:
http://classroom.synonym.com/welded-sounds-8586734.html

Deixo como sugestão "sons combinados", pois nesse tipo de encontro forma-se uma combinação de sons que é difícil de separar.

Também sugiro manter "sons", no plural, porque cada conjunto desses é um som: ang, -ong, etc., e o autor está falando de mais de um som (portanto, sons), e não apenas um.

Por fim, acho que convém manter o termo "welded sounds" ao lado entre parênteses, para quem quiser pesquisar mais sobre o assunto.

Espero que ajude em algo!
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigado, Matheus!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2sons velares nasais
expressisverbis
4sons combinados (welded sounds)
Matheus Chaud
4dígrafos
Mario Freitas
3sons guturais
Clauwolf


Discussion entries: 10





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dígrafos


Explanation:
https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=dígrafos&*

Mario Freitas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 152

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
glued sounds
sons combinados (welded sounds)


Explanation:

Essa nomenclatura faz parte de um sistema didático chamado Wilson Reading System.

A base fonológica dela não é muito sólida - é uma proposta mais didática mesmo, para ensinar os sons.
https://linguisteducatorexchange.com/category/teaching-decis...


Não achei ninguém que tenha traduzido o termo para português, então você tem uma certa liberdade na tradução.

Em inglês, o termo é mais conhecido como "welded sounds" do que "glued sounds" - pode pesquisar e vai confirmar isso.
Ex.:
http://classroom.synonym.com/welded-sounds-8586734.html

Deixo como sugestão "sons combinados", pois nesse tipo de encontro forma-se uma combinação de sons que é difícil de separar.

Também sugiro manter "sons", no plural, porque cada conjunto desses é um som: ang, -ong, etc., e o autor está falando de mais de um som (portanto, sons), e não apenas um.

Por fim, acho que convém manter o termo "welded sounds" ao lado entre parênteses, para quem quiser pesquisar mais sobre o assunto.

Espero que ajude em algo!

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 271
Grading comment
Obrigado, Matheus!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sons guturais


Explanation:
:) Notem que todos saem lá da garganta, para emissão correta

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
sons velares nasais


Explanation:
Não consigo traduzir de outra forma.

Traditional phonocentric approaches teach this and other velar nasal patterns as whole rimes (ink, ank, onk, unk) and giving them made-up names like “welded sounds” or “nasal blends,” rather than taking an accurate look-see at the orthographic phonology. Instead of studying the phonology of <n> — which can be realized as [ŋ] before a velar consonant — these approaches add to the cognitive load for each child by piling eight new patterns (including ing, ang, ong, ung) into the mix, and often not clearly identifying them as rimes and not as graphemes or as that phonics horror of horrors, “blends.”
https://linguisteducatorexchange.com/category/teaching-decis...

O nasal velar é um tipo de fone consonantal empregado em alguns idiomas. O símbolo deste som no alfabeto fonético internacional é ŋ, e seu símbolo X-SAMPA equivalente é N. O símbolo AFI é o n minúsculo com um gancho virado pro lado esquerdo sobressaindo do lado inferior direito da letra.

Foneticamente é comum em várias línguas, como uma típica alofonia de /n/ antes de consoantes velares como as consoantes [g] e [k] por exemplo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nasal_velar

Os fonemas "-ang, -ong, -ing, -ung, -ank, -ink,-onk, and -unk" são os fonemas que me parece estarem de acordo com as consoantes velares como o [g] e o [k].

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2017-03-15 21:12:12 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe, na minha última frase, queria dizer "sons" em vez de "fonemas", pois estes últimos são escritos com parênteses rectos.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2017-03-15 21:28:16 GMT)
--------------------------------------------------

Vale dizer que "k" e "g" são pós-dorso-velares (produzidas com a elevação da região posterior da língua em direcção ao palato mole ou véu palatino) - isto, quanto ao ponto de articulação, e são oclusivas quanto ao modo de articulação (também podem ser chamadas consoantes de "explosão").


expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Carmo
58 mins
  -> Obrigada Mariana.

agree  Margarida Ataide
12 hrs
  -> Obrigada Margarida.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search