media literacy

Portuguese translation: consciência crítica em relação à mídia

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:media literacy
Portuguese translation:consciência crítica em relação à mídia
Entered by: Maria Bernardes

06:12 May 28, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Education / Pedagogy
English term or phrase: media literacy
MEDIA LITERACY IN ENGLISH LANGUAGE ARTS
Maria Bernardes
Spain
consciência crítica em relação à mídia
Explanation:
Não dá para fazer uma tradução literal, pois o sentido seria perdido. Há que se entender a expressão, e há várias leituras a respeito do assunto na internet, dê uma procurada. Em suma, é a capacidade de não se absorver tudo o que os meios de comunicação nos "jogam". Veja o seguinte artigo:

Media literacy is the ability to sift through and analyze the messages that inform, entertain and sell to us every day. It's the ability to bring critical thinking skills to bear on all media— from music videos and Web environments to product placement in films and virtual displays on NHL hockey boards. It's about asking pertinent questions about what's there, and noticing what's not there. And it's the instinct to question what lies behind media productions— the motives, the money, the values and the ownership— and to be aware of how these factors influence content.
http://www.media-awareness.ca/english/teachers/media_literac...

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2007-05-28 12:29:30 GMT)
--------------------------------------------------

Se você não quiser usar o termo MÍDIA, use MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
Selected response from:

Denise Miranda
Grading comment
muito obrigada, denise, fiz a pesquisa e acho mesmo que voce tem razao!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2consciência crítica em relação à mídia
Denise Miranda
4 +2Literacia dos Media
CristinaPereira
3bibliografia disponível em formato electrônico
francelino
3bibliografia disponível em formato electrônico
francelino
3literacia mediática
reginakersten
3os instrumentos da literacia
cristina estanislau


Discussion entries: 1





  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
os instrumentos da literacia


Explanation:
sugg

cristina estanislau
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Literacia dos Media


Explanation:
Histórico de EVENTOSCarta europeia para uma literacia dos media ... A Comissão Europeia está a realizar uma consulta sobre literacia dos media através de um questionário aberto ...
www.ese.ualg.pt/ciccom/Eventos pag.htm - 22k - Em cache - Páginas semelhantes

[ Setúbal na Rede] - EducaçãoEnunciemos algumas: Literacia afectiva, Literacia interpessoal, Literacia poética, Literacia científica, Literacia tecnológica, Literacia dos media, ...
www.ese.ips.pt/ese/Opiniao/2006/op09_08_06.htm - 10k - Em cache - Páginas semelhantes


CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35
Notes to answerer
Asker: Cristina, acabei achando a outra sugestao mais bacana, mas muito obrigada pela ajuda!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Fonseca
1 hr
  -> Obrigada, Fernando

agree  O. Morais
2 hrs
  -> Obrigada, O. Morais

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
literacia mediática


Explanation:
uma outra sugestão (em PtTBr), aqui vai um exemplo:

A literacia mediática pode ser avaliada do ponto de vista da capacidade particular que um dado utilizador demonstra para adquirir e desenvolver as dimensões de conhecimento, compreensão e capacidades técnicas associadas a uma forma mediática específica, ou do ponto de vista de uma camada básica e contínua que, tal como a capacidade de ler ou escrever, determina os níveis cognitivos e as capacidades individuais de aprendizagem para um grupo específico ou nicho.


    Reference: http://www.portalcomunicacion.com/bcn2002/n_eng/programme/pr...
reginakersten
Native speaker of: Portuguese

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
consciência crítica em relação à mídia


Explanation:
Não dá para fazer uma tradução literal, pois o sentido seria perdido. Há que se entender a expressão, e há várias leituras a respeito do assunto na internet, dê uma procurada. Em suma, é a capacidade de não se absorver tudo o que os meios de comunicação nos "jogam". Veja o seguinte artigo:

Media literacy is the ability to sift through and analyze the messages that inform, entertain and sell to us every day. It's the ability to bring critical thinking skills to bear on all media— from music videos and Web environments to product placement in films and virtual displays on NHL hockey boards. It's about asking pertinent questions about what's there, and noticing what's not there. And it's the instinct to question what lies behind media productions— the motives, the money, the values and the ownership— and to be aware of how these factors influence content.
http://www.media-awareness.ca/english/teachers/media_literac...

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2007-05-28 12:29:30 GMT)
--------------------------------------------------

Se você não quiser usar o termo MÍDIA, use MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

Denise Miranda
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
muito obrigada, denise, fiz a pesquisa e acho mesmo que voce tem razao!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Perfeitamente de acordo com seus comentários.
24 mins
  -> Thanks a lot, Ralph!

agree  Martim: Perfeito!
4 hrs
  -> Obrigada, Martim!

7 days   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
bibliografia disponível em formato electrônico


Explanation:
Literalmente, o termo significa alfabeti acao. Mas aqui acho que foi usado em sentifo paralelo. Veja se FAIS sentido. (minha conficuracao atual rejeita a letra que vem depois do x).

francelino
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

7 days   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
bibliografia disponível em formato electrônico


Explanation:
Literalmente, o termo significa alfabeti acao. Mas aqui acho que foi usado em sentifo paralelo. Veja se FAIS sentido. (minha conficuracao atual rejeita a letra que vem depois do x).

francelino
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search