economic downturn

Portuguese translation: crise econômica

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
12:56 Apr 24, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Bus/Financial - Economics
Additional field(s): Finance (general), Government / Politics, Social Science, Sociology, Ethics, etc., Journalism
English term or phrase: economic downturn
Definition from Market Business News:
An economic downturn, or a downturn, occurs when the value of stocks, property, and commodities fall, productivity either grows more slowly or declines, and GDP (gross domestic product) shrinks, stands still or expands more slowly. An economic downturn is part of the economic cycle, i.e., the natural fluctuation of the economy between periods of growth and contraction. We sometimes refer to the economic cycle as the trade cycle or business cycle. In most cases, a downturn refers to the downward movement on the graph. However, analysts and the press sometimes use the term when talking about a slowdown in growth.

Example sentence(s):
  • For those who actually lose their jobs in a severe economic downturn, and for those who work in industries affected, deaths have been shown to go up. Al Jazeera
  • Spending on video game TV ads is increasing, despite the economic downturn Tech Spot
  • Coronavirus: Renters ‘more at risk from economic downturn’ BBC
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK economics and finances specialists


This question is closed

Portuguese translation:crise econômica
Definition:
Sug.
Selected response from:

ferreirac
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +4crise econômica
ferreirac
5 +2Recessão económica
CristinaPereira
4 +2desaceleração económica
Teresa Borges


Discussion entries: 1





  

Translations offered


57 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
crise econômica


Definition from own experience or research:
Sug.

Example sentence(s):
Explanation:
Sug.
ferreirac
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Andre Damasceno
58 mins
  -> Obrigado!

Yes  Erlinda Kofazu
1 hr
  -> Obrigado!

Yes  Rodrigo Gonçalves: ambas as sugestões, a sua e a da colega Cristina Pereira, são boas e válidas
1 hr
  -> Obrigado!

Yes  Sueli Astrini
2 days 6 hrs
  -> Obrigado!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Recessão económica


Definition from Observatório sobre Crises e Alternativa:
Uma recessão é uma contração da atividade económica generalizada, isto é, uma quebra de atividade simultânea em todos os setores de atividade. É habitual considerar que uma economia entrou em recessão quando se verifica uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) medido em termos reais (descontado o efeito da inflação) em dois trimestres seguidos. No entanto, a definição técnica de recessão é mais abrangente. O National Bureau of Economic Research (NBER) dos EUA define uma recessão económica não só em termos de declínio do PIB real, como do rendimento, do emprego, da produção industrial e das vendas a grosso e a retalho. Uma recessão difere de uma depressão pela severidade do declínio da atividade económica. É habitual falar de depressão quando o declínio verificado é superior a 10% do produto. De acordo com este critério, a Grécia estará a experimentar uma depressão (contração do PIB de 11% entre 2007 e 2011), mas Portugal ainda não (contração do PIB de 3% entre 2007 e 2011). A contração do PIB verificada em 2011, em conjunto com a prevista para 2012, aproximará Portugal do nível próprio de uma depressão.

Example sentence(s):
CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Rodrigo Gonçalves: com o adendo que, no Brasil, "econômica" seria o termo aceito segundo o Acordo Ortográfico Norma atual da Língua Portuguesa Ortografia Nova _1990 vocábulo(s) válido(s) econômico (Brasil), económico (portugal e PALOP)
45 mins
  -> Obrigada, Rodrigo. Fica feita a ressalva :)

Yes  Teresa Lopes
1 hr
  -> Obrigada, Teresa

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
desaceleração económica


Definition from own experience or research:
A desaceleração económica corresponde a um período do ciclo económico, caracterizado pela redução do crescimento de uma economia nacional e/ou global e pelo consequente encaminhamento desta economia para um dos dois tipos de crise: uma recessão ou uma depressão económica.

Example sentence(s):
  • Foram evidentes os sinais de desaceleração económica no mundo desde o verão. O ano de 2018 teve bastantes perturbações, de que são exemplos principais a guerra comercial EUA/China e EUA/Europa, o Brexit, as dificuldades de aprovação do orçamento italiano e as manifestações crescentes em alguns países, onde se destaca a França, com a contestação dos denominados "coletes amarelos". - Jornal de Negócios  
  • A actual desaceleração económica não deve ser utilizada como desculpa para questionar esta ambição. Deve procurar alcançar-se uma melhor qualidade e sustentabilidade das finanças públicas e deve ser reafirmado o compromisso no sentido de atingir o objectivo quantitativo fixado no Pacto de Estabilidade e Crescimento no que respeita a situações orçamentais próximas do equilíbrio ou excedentárias. Na prática, os Estados-Membros que beneficiaram das condições económicas favoráveis do ano transacto para equilibrarem as contas do Estado ou torná-las excedentárias podem actualmente enfrentar a desaceleração com muito mais flexibilidade, dispondo de maior margem de manobra a nível das sua opções no domínio da política económica. - Comissão Europeia  
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 156

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Silvia Martins
8 hrs
  -> Obrigada, Sílvia!

Yes  Felipe Tomasi: Para mim, esse é o termo que mais se aproxima de "downturn".
22 hrs
  -> Obrigada, Felipe!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search