wake-up call

Portuguese translation: despertar

10:17 May 29, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Economics / economics
English term or phrase: wake-up call
Ericsson's wake-up call ( in TIMES, May 12, 2003)
cristina santos
Portuguese translation:despertar
Explanation:
ou "chamada de despertar"
Selected response from:

Julieta Almeida
United States
Grading comment
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4despertar
Julieta Almeida
5 +2serviço de despertador
Isabella Becker
5 +2toque de despertar
Tomás Rosa Bueno
5função despertador do telefone
Luiz Almeida
5o serviço de despertar da
Maria Rebelo
5Serviço telefónico de despertar
Jorge Freire
4alerta, chamada de alerta
Miguel Falquez-Certain


Discussion entries: 2





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
despertar


Explanation:
ou "chamada de despertar"

Julieta Almeida
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  filipa ceia
4 mins
  -> Obrigada, AMatos

agree  Olga Vilan
7 mins
  -> Obrigada, Olga

agree  CristinaPereira
36 mins
  -> Obrigada, Cristina

agree  Kemper Combs
1 hr

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Serviço telefónico de despertar


Explanation:
Uma opção

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
serviço de despertador


Explanation:
Como nos hotéis, só que, nesse caso, no seu próprio celular/telefone fixo. Também pode ser "recurso de despertador" ou simplesmente "despertador".

Isabella Becker
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paul Dixon: This is the form I prefer.
1 hr

agree  Brasiversum: This also the one I prefer!
2 days 10 hrs

52 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
o serviço de despertar da


Explanation:
É esta a expressão mais utilizada em PT-PT

Maria Rebelo
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
toque de despertar


Explanation:
Fica claro, pelo contexto todo do artigo que a colega está traduzindo, que se trata aqui da contratação de um novo diretor-executivo pela Ericsson, um verdadeiro "toque de despertar" para a empresa após dois anos consecutivos de prejuízos.

Não se sabe, pois o perfil não informa, se a consulente é brasileira ou portuguesa, mas a expressão é utilizada tanto lá como cá. "Lá", coincidentemente, utiliza-se no contexto de empresas de telecomunicações para referir-se a uma situação parecida à da Ericsson vivida pela Portugal Telecom, como se pode ver no endereço abaixo.

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2006-05-29 12:59:56 GMT)
--------------------------------------------------

A citação acima ficou incompleta. O corre(c)tyo seria:

"Esta OPA hostil foi um 'toque de despertar'». Na semana em que a administração da PT classificou a OPA da Sonae como hostil, o principal cérebro da estratégia de resposta da empresa explica, em entrevista ao Jornal de Negócios, quais são as razões porque aconselha os accionistas a rejeitar a oferta do grupo de Belmiro de Azevedo.

Zeinal Bava admite que a OPA provocou uma injecção de energia nova e que as equipas das várias empresas do Grupo tiveram de aumentar os seus níveis de ambição. Aos trabalhadores também vão ser pedidos sacrifícios salariais.

Example sentence(s):
  • Na semana em que a administração da PT classificou a OPA da Sonae como hostil, o principal cérebro da estratégia de resposta da empresa explica, em entrevista ao Jornal de Negócios, quais são as razões porque aconselha os accionistas a rejeitar...
  • O administrador financeiro diz também que esta OPA foi um "toque de despertar que mobilizou os nossos recursos humanos"...

    Reference: http://tinyurl.com/qx84g
Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Pedro Oliveira: tendo em conta o contexto.
2 hrs
  -> Obrigado, Pedro.

agree  skport
5 hrs
  -> Obrigado, Sarah.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alerta, chamada de alerta


Explanation:
Figuratively. It refers to a financial alert ("wake-up call")

Miguel Falquez-Certain
United States
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
função despertador do telefone


Explanation:
Já que pelo contexto fornecido, acredito tratar-se de uma função de um aparelho telefônico da Ericson. Sendo assim, julgo ser essa a tradução mais apropriada a tal contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2006-05-29 15:06:08 GMT)
--------------------------------------------------

Função Despertador; • Função Lembrete; • Bloqueio do teclado (cadeado); • 40 canais de busca automática; • 1 milhão de códigos digitais de segurança; ...
home.sercomtelfixa.com.br/conteudo/geral.asp?nrseq=173

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2006-05-29 15:06:55 GMT)
--------------------------------------------------

A Sony Ericsson aumentou o seu portofolio, introduzindo três novos ... O Z300 possui agenda telefónica, calendário, função "reminders" e despertador. ...
www.mundopt.com/ n-sony-ericsson-apresenta-tres-novos-telemoveis

Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search