Having shadowed

Portuguese translation: tendo acompanhado de perto

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Having shadowed
Portuguese translation:tendo acompanhado de perto
Entered by: Mauro Lando

12:58 Oct 9, 2015
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers (general)
English term or phrase: Having shadowed
Having shadowed the CRM industry for nearly a decade, the PRM industry is breaking from the pack in 2015
Lucio C P Soluchinsky
Brazil
tendo acompanhado de perto
Explanation:
Lucio, taí uma "pegadinha" dificil para o tradutor. O " to shadow" não é apenas acompanhar, e por isso me classifiquei medium - quem sabe outros colegas terão idéias melhores. To shadow é acompanhar com alguma segunda intenção, em geral maligna. Veja no jargão da política inglesa, "the shadow cabinet" ´- é um grupo de deputados da oposição que cada um aporrinha um ministro do gabinete no poder. Ai no seu caso essa companhia estava em segundo lugar, "nas sombras" até que decidiu passar para o pelotão da frente.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2015-10-09 15:42:53 GMT)
--------------------------------------------------

atenção - após consulta elaborada a dicionários, retiro o "em geral maligna". O shadow cabinet não foi exmplo muito bom.
Selected response from:

Mauro Lando
Brazil
Grading comment
Obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +6tendo acompanhado de perto
Mauro Lando
4 +1tendo estado na sombra
Lia Oliveira


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
having shadowed
tendo estado na sombra


Explanation:
uma sugestao

Lia Oliveira
Portugal
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
6 mins

6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +6
having shadowed
tendo acompanhado de perto


Explanation:
Lucio, taí uma "pegadinha" dificil para o tradutor. O " to shadow" não é apenas acompanhar, e por isso me classifiquei medium - quem sabe outros colegas terão idéias melhores. To shadow é acompanhar com alguma segunda intenção, em geral maligna. Veja no jargão da política inglesa, "the shadow cabinet" ´- é um grupo de deputados da oposição que cada um aporrinha um ministro do gabinete no poder. Ai no seu caso essa companhia estava em segundo lugar, "nas sombras" até que decidiu passar para o pelotão da frente.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2015-10-09 15:42:53 GMT)
--------------------------------------------------

atenção - após consulta elaborada a dicionários, retiro o "em geral maligna". O shadow cabinet não foi exmplo muito bom.

Mauro Lando
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigado
Notes to answerer
Asker: Obrigado pelas info Mauro. Abraço


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl
9 mins
  -> thanks Airmail

agree  Clauwolf: sem o "de perto" é melhor
43 mins
  -> thanks, Klaus. boa sugestao para o Lucio

agree  Matheus Chaud: Concordo com a tradução! Com relação ao sentido do verbo "to shadow", uma possibilidade (além dessa que você mencionou, bastante pertinente) é essa aqui do Macmillan Dictionary: to shadow = to follow someone in their job to try and learn from them
1 hr
  -> tem razão Matheus - nos outros dicionários também não há menção de más intenções - thanks

agree  Danik 2014
2 hrs
  -> thanks Danik

agree  Leonor Machado
4 hrs
  -> Thanks Leonor

agree  Ana Gauz, CT
4 days
  -> thanks Ana




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search