sourcing

Portuguese translation: aprovisionamento

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sourcing
Portuguese translation:aprovisionamento
Entered by: Mariana Moreira

15:17 Oct 4, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general)
English term or phrase: sourcing
Estou a ter muita dificuldade em encontrar a tradução mais adequada num texto em que surge repetidamente, vou dar alguns exemplos de contexto para ver se alguém tem uma sugestão iluminada e não vou referir as opções que tenho para não influenciar. PT-PT por favor:

The purpose of this survey is to better understand the structure and sourcing practices of SMEs operating in the xxxx sector

Company sourcing practices

What are the three countries that your company sources the most from in terms of volume, and approximately what percentage of your total sourcing does each country account for?

Please feel free to provide more information on your engagement with suppliers on responsible sourcing/ CSR/ labour or environmental issues

Agradeço desde já a ajuda
Mariana Moreira
Portugal
(práticas) de aprovisionamento
Explanation:
Não sei se a sugestão é "iluminada", mas já traduzi assim em várias circunstâncias e ninguém se queixou...

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2018-10-04 15:39:17 GMT)
--------------------------------------------------

A primeira questão está relacionada com os tipos de hospital existentes em Portugal e os seus comportamentos em termos de práticas de aprovisionamento.
https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/655

Os níveis de serviço são utilizados na gestão das cadeias de abastecimento e controlo de inventário para medir a performance das práticas de provisionamento existentes, de modo a garantir que existe produto disponível para o consumidor.
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/11262950438345...

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2018-10-04 15:40:42 GMT)
--------------------------------------------------

Desde dezembro 2011, os Laboratórios Expanscience são membros oficiais da União para o Biocomércio Ético (UEBT), associação internacional sem fins lucrativos que promove práticas de aprovisionamento éticas dos ingredientes provenientes da biodiversidade. Para integrar a UEBT, os Laboratórios Expanscience tiveram de comprovar o seu compromisso perante diversos critérios: respeito pela biodiversidade, respeito pelos direitos do Homem e pelas tradições, moralidade dos negócios, partilha justa dos lucros ao longo de toda a cadeia de aprovisionamento.
https://www.mustela.pt/content/vida-dos-produtos-Mustela
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Muito obrigada a todos pela ajuda
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4(práticas) de aprovisionamento
Teresa Borges
4 +1suprimentos
Mario Freitas
4 +1sourcing
Matheus Chaud
4aquisições
Eunice Brandão
3compras (de produtos e matérias-primas)
Ana Vozone


Discussion entries: 4





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
sourcing
sourcing


Explanation:

Nesta dissertação de mestrado, o termo ficou em inglês ao longo de todo o texto:
https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/4656/1/Proj...

A dissertação é da área de Gestão, então parece-me uma referência bastante pertinente.

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2018-10-04 15:27:18 GMT)
--------------------------------------------------

Como alternativa,

gestão de compras (sourcing)

http://ww.tecnojobs.pt/4205249/gestao-de-compras-sourcing-pa...
Gestão de Compras / Sourcing para...

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 545

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: não há tradução para sourcing
2 hrs
  -> Obrigado, Clau!

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
aquisições


Explanation:
No guia PMBOK de Gestão de Projetos, há uma área totalmente dedicada a como as empresas tomam decisões de compras, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial que é chamada de Gerenciamento das Aquisições.
Via esse termo bastante usado quando trabalhava como Gerente de Projetos para se referir a aquisições, portanto essa seria a palavra que usaria para traduzir ´sourcing´ pois ela tem a mesma ideia de ´procurement´.


    https://www.docusign.com.br/blog/sourcing-x-procurement/
    https://escritoriodeprojetos.com.br/gerenciamento-das-aquisicoes-do-projeto
Eunice Brandão
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
(práticas) de aprovisionamento


Explanation:
Não sei se a sugestão é "iluminada", mas já traduzi assim em várias circunstâncias e ninguém se queixou...

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2018-10-04 15:39:17 GMT)
--------------------------------------------------

A primeira questão está relacionada com os tipos de hospital existentes em Portugal e os seus comportamentos em termos de práticas de aprovisionamento.
https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/655

Os níveis de serviço são utilizados na gestão das cadeias de abastecimento e controlo de inventário para medir a performance das práticas de provisionamento existentes, de modo a garantir que existe produto disponível para o consumidor.
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/11262950438345...

--------------------------------------------------
Note added at 22 mins (2018-10-04 15:40:42 GMT)
--------------------------------------------------

Desde dezembro 2011, os Laboratórios Expanscience são membros oficiais da União para o Biocomércio Ético (UEBT), associação internacional sem fins lucrativos que promove práticas de aprovisionamento éticas dos ingredientes provenientes da biodiversidade. Para integrar a UEBT, os Laboratórios Expanscience tiveram de comprovar o seu compromisso perante diversos critérios: respeito pela biodiversidade, respeito pelos direitos do Homem e pelas tradições, moralidade dos negócios, partilha justa dos lucros ao longo de toda a cadeia de aprovisionamento.
https://www.mustela.pt/content/vida-dos-produtos-Mustela

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 628
Grading comment
Muito obrigada a todos pela ajuda

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alcinda Marinho: Ia extamente responder isto, mas como estava a preparar um grande discurso, a Teresa antecipou-se-me :-)
1 min
  -> Obrigada, Alcinda!

agree  Ana Vozone
26 mins
  -> Obrigada, Ana!

agree  airmailrpl: provisionamento... your second reference said "provisionamento"
54 mins
  -> Obrigada, Robert! Em Pt(pt), diz-se aprovisionamento...

agree  Nick Taylor: I would also have suggested provisionamento until I checked on ciberdúvidas ;-)
4 hrs
  -> Thanks, Nick!

50 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
compras (de produtos e matérias-primas)


Explanation:
Mais uma sugestão.

https://www.docusign.com.br/blog/sourcing-x-procurement/
https://pt.slideshare.net/HelioErnestoSettiJr/qual-a-diferen...

https://www.google.pt/search?q=compras sourcing&oq=compras s...

Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 325

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
suprimentos


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 589

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hilton F Santos
2 hrs
  -> Obrigado, Hilton!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search