vehicle extrication

Portuguese translation: retirada de vítimas das ferragens do veículo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:vehicle extrication
Portuguese translation:retirada de vítimas das ferragens do veículo
Entered by: EG Loiola

12:46 Oct 20, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Automotive / Cars & Trucks / Firefighting
English term or phrase: vehicle extrication
Jackson's Google Glass app can show maps of where firefighters are responding, hydrant locations and even cut points on vehicles that make vehicle extrication quicker and safer.

PT-BR
EG Loiola
United States
retirada das ferragens do veículo
Explanation:

https://en.wikipedia.org/wiki/Vehicle_extrication
Vehicle extrication is the process of removing a vehicle from around a person who has been involved in a motor vehicle accident, when conventional means of exit are impossible or inadvisable.


Seria resgatar uma pessoa presa às ferragens do veículo ou retirar as ferragens do veículo, pelo que entendi. Não sei se haveria uma forma mais simples de dizer isso...


--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-10-20 12:58:36 GMT)
--------------------------------------------------


http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/07...

Bombeiros tiveram dificuldade para retirar vítima das ferragens...

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-10-20 12:59:27 GMT)
--------------------------------------------------

Idoso é retirado das ferragens após acidente em Uvaranas
http://www.diariodoscampos.com.br/videos/2016/08/idoso-e-ret...
Ele foi retirado das ferragens após o veículo que dirigia colidir-se contra um carro...

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2016-10-20 16:40:33 GMT)
--------------------------------------------------

Considerando a observação do Mario, talvez você possa traduzir como:

...that make vehicle extrication quicker and safer.
...que tornam o procedimento de retirar a vítima das ferragens mais seguro e mais fácil.

ou
... que fazem com que seja mais fácil e mais seguro retirar a vítima das ferragens
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos !!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Resgate Veicular
Nick Taylor
4 +1retirada das ferragens do veículo
Matheus Chaud
4desencarceramento do veículo
Teresa Borges


Discussion entries: 11





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Resgate Veicular


Explanation:
Resgate Veicular


    Reference: http://conexaobombeiro.blogspot.pt/2016/04/salvamento-veicul...
Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 229

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
desencarceramento do veículo


Explanation:
Diria assim em PT(pt)...

O Documento que se segue faz parte do Manual de Formação Inicial do Bombeiro da Escola Nacional de Bombeiros.

Num país, como Portugal, marcado por elevadas taxas de mortalidade em acidentes rodoviários, o esforço de formação dos intervenientes na cadeia de socorro, constitui uma missão de grande relevância cívica e civilizacional.

Este manual identifica regras de atuação e descreve procedimentos que devem ser assumidos como referenciais para o êxito dos bombeiros numa operação de salvamento e desencarceramento.
http://www.bombeiros.pt/artigostecnicos/salvamento-e-desenca...

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2016-10-20 13:06:29 GMT)
--------------------------------------------------

O desencarceramento consiste na extração de vítimas encarceradas, retirando-as nas mesmas condições ou em condições mais estáveis do que aquelas em que se encontravam quando as
ações de socorro tiveram início. Define-se encarcerado como toda a pessoa que, tendo sofrido um acidente, se encontra confinada a um espaço do qual não pode sair pelos seus próprios meios, devido a lesões sofridas, estar preso pelos materiais envolventes, ou por falta de espaço podendo não apresentar ferimentos.
http://www.prociv.azores.gov.pt/fotos/documentos/1456742177....

Quando as equipas de socorro tentam desencarcerar um veículo que se envolveu num acidente, usam cartões de resgate ou fichas de segurança, em papel, para obter informações específicas daquele veículo.
http://www.apbv.pt/salvamento-e-desencarceramento/

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 364

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
retirada das ferragens do veículo


Explanation:

https://en.wikipedia.org/wiki/Vehicle_extrication
Vehicle extrication is the process of removing a vehicle from around a person who has been involved in a motor vehicle accident, when conventional means of exit are impossible or inadvisable.


Seria resgatar uma pessoa presa às ferragens do veículo ou retirar as ferragens do veículo, pelo que entendi. Não sei se haveria uma forma mais simples de dizer isso...


--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-10-20 12:58:36 GMT)
--------------------------------------------------


http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/07...

Bombeiros tiveram dificuldade para retirar vítima das ferragens...

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-10-20 12:59:27 GMT)
--------------------------------------------------

Idoso é retirado das ferragens após acidente em Uvaranas
http://www.diariodoscampos.com.br/videos/2016/08/idoso-e-ret...
Ele foi retirado das ferragens após o veículo que dirigia colidir-se contra um carro...

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2016-10-20 16:40:33 GMT)
--------------------------------------------------

Considerando a observação do Mario, talvez você possa traduzir como:

...that make vehicle extrication quicker and safer.
...que tornam o procedimento de retirar a vítima das ferragens mais seguro e mais fácil.

ou
... que fazem com que seja mais fácil e mais seguro retirar a vítima das ferragens

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 539
Grading comment
Obrigada a todos !!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Sim, no Brasil o termo é este. Porém, eu citaria as vítimas, vide discussão.
3 hrs
  -> É verdade, Mario. Li a definição de "extrication" e o foco parecia estar no veículo, mas realmente no Brasil costuma-se falar das vítimas. Thanks!!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search