damp parchment.

Portuguese translation: (pele) engelhada e húmida

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:damp parchment
Portuguese translation:(pele) engelhada e húmida
Entered by: Ana Vozone

13:11 Mar 6, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Art, Arts & Crafts, Painting
English term or phrase: damp parchment.
Her thin limbs rattled in the wind, skeletal knobs protruding from damp parchment.

Pele morta?
Pele fina e ressecada?
Bruno Dutra
(pele) engelhada e húmida
Explanation:
Penso que resseguido não combina bem com (h)úmido, daí esta minha sugestão.

en·ge·lha·do
(particípio de engelhar)
adjectivo
1. Que tem dobras, pregas (ex.: casaco engelhado). = AMARROTADO, ENRUGADO, PREGUEADO

2. Que tem rugas (ex.: mãos engelhadas). = ENCARQUILHADO, ENRUGADO

3. Que está murcho ou seco (ex.: rabanete engelhado).


"engelhada", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/engelhada [consultado em 06-03-2020].
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
A idéia de 'murcho' me foi muito útil. obrigado, Ana e a todos que responderam.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1pergaminho húmido
Nick Taylor
4pele levemente seca e opaca
Erlinda Kofazu
4tecido/vestido/pano húmido
Rui Pedro
3(pele) engelhada e húmida
Ana Vozone
3pele úmida
Clauwolf


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
pele úmida


Explanation:
:) damp é umidade

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pele levemente seca e opaca


Explanation:
sugestão

Erlinda Kofazu
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

48 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(pele) engelhada e húmida


Explanation:
Penso que resseguido não combina bem com (h)úmido, daí esta minha sugestão.

en·ge·lha·do
(particípio de engelhar)
adjectivo
1. Que tem dobras, pregas (ex.: casaco engelhado). = AMARROTADO, ENRUGADO, PREGUEADO

2. Que tem rugas (ex.: mãos engelhadas). = ENCARQUILHADO, ENRUGADO

3. Que está murcho ou seco (ex.: rabanete engelhado).


"engelhada", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/engelhada [consultado em 06-03-2020].

Example sentence(s):
  • Mas pode ser uma escritora bem casada — sua tia rebateu, franzindo a testa engelhada e úmida.
  • No entanto, não vou segurar tua mão úmida e engelhada, nem corrigir as imperfeições das flores colocadas, às presas, em teu caixão.
Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43
Grading comment
A idéia de 'murcho' me foi muito útil. obrigado, Ana e a todos que responderam.

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tecido/vestido/pano húmido


Explanation:
Em alguns contextos, este em particular parece ser o caso, parchment está relacionado a indumentária.


    https://forum.wordreference.com/threads/parchment-dress.1947757/
Rui Pedro
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
pergaminho húmido


Explanation:
pergaminho húmido

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: pergaminho úmido
8 hrs
  -> Thanks air




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search