broad sweeps and emphatic dabs

Portuguese translation: pinceladas amplas e salpicadas enfáticas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:broad sweeps and emphatic dabs
Portuguese translation:pinceladas amplas e salpicadas enfáticas
Entered by: Iara Fino Silva

11:04 Jul 21, 2015
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Art, Arts & Crafts, Painting / texto sobre arte
English term or phrase: broad sweeps and emphatic dabs
The new, forlorn Rembrandt would load his brush and apply the thick oil paint to his canvas in broad sweeps and emphatic dabs.
Iara Fino Silva
pinceladas amplas e salpicadas enfáticas
Explanation:
Sugestão
Selected response from:

Danik 2014
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1pinceladas amplas e pinceladas batidas (enfáticas)
Nick Taylor
4 +2pinceladas amplas e salpicadas enfáticas
Danik 2014
4curvas amplas e pinceladas fortes
Stephania Matousek
3pinceladas corridas/ao correr da mão, e outras mais acentuadas/carregadas
Ana Vozone


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
curvas amplas e pinceladas fortes


Explanation:
Sugestão

Stephania Matousek
France
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
pinceladas amplas e salpicadas enfáticas


Explanation:
Sugestão

Danik 2014
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Sim, se o autor usou dois termos diferentes, o tradutor deve fazer o mesmo.
4 hrs
  -> Obrigada, Mario! "Dab" realmente não é muito fácil de traduzir!

agree  António Ribeiro
11 hrs
  -> Obrigada, ajarbr!

55 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
pinceladas amplas e pinceladas batidas (enfáticas)


Explanation:
pinceladas amplas e pinceladas batidas (enfáticas)

--------------------------------------------------
Note added at 57 mins (2015-07-21 12:01:39 GMT)
--------------------------------------------------

Place des Lices - 1904
Observamos na obra as cores muito vivas, pinceladas "batidas" formando os desenhos. Não há formas totalmente definidas.

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hari Cavalcante: pinceladas amplas e batidas
2 hrs
  -> Thanks hari - sounds much better

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
pinceladas corridas/ao correr da mão, e outras mais acentuadas/carregadas


Explanation:
Mais uma sugestão!

Example sentence(s):
  • mas depois de alguns instantes de contemplação leva a crer que é um quadro com pinceladas corridas, onde se vê uma fonte com uma escultura ao centro
Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search