The cathedral tower leans 2m from the vertical

Portuguese translation: apresenta uma inclinação de 2 m em relação ao eixo vertical

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:leans 2m from the vertical
Portuguese translation:apresenta uma inclinação de 2 m em relação ao eixo vertical
Entered by: Matheus Chaud

10:20 Oct 13, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Architecture
English term or phrase: The cathedral tower leans 2m from the vertical
Olá! A catedral em questão fica em Amsterdã, vi a imagem e é simplesmente uma torre.

https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images...

Não consigo entender o significado desta frase, primeiramente pensei que a torre se inclinasse, mas mesmo assim... Em PT-BR, obrigada!
Daniela de Oliveira
Portugal
a torre da catedral tem uma inclinação de 2 m com relação ao seu eixo vertical
Explanation:
a seguir.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-10-13 10:33:33 GMT)
--------------------------------------------------

A torre é torta mesmo!

Veja só:
https://books.google.com.br/books?id=VhrbAgAAQBAJ&pg=PT591&l...

Ela passa perto de um canal, aí deu problema...

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2016-10-13 10:38:47 GMT)
--------------------------------------------------

A inclinação de uma torre pode ser com relação à perpendicular e com relação à vertical. No caso, é com relação à vertical.

Apenas para comparar, a Torre de Pisa tem inclinação de pouco mais de 1 m com relação à perpendicular e 4,26 m com relação ao eixo vertical, também por um desequilíbrio no solo

( http://girototal1.blogspot.com.br/2015/04/a-fantastica-torre... )

Espero que ajude!
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Muito obrigada :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +10a torre da catedral apresenta uma inclinação de 2 m
Linda Miranda
4 +7a torre da catedral tem uma inclinação de 2 m com relação ao seu eixo vertical
Matheus Chaud
5.....inclina 2 metros do vertical
Nick Taylor


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +10
the cathedral tower leans 2m from the vertical
a torre da catedral apresenta uma inclinação de 2 m


Explanation:
É mesmo assim que interpreto.
Veja o link: http://enriquemontalar.com/la-torre-inclinada-de-la-oude-ker...

Linda Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
0 min
  -> Obrigada, Teresa!

agree  Claudio Mazotti: exatamente!
2 mins
  -> Obrigada, Claudio!

agree  José Patrício: Ancient limestone church leans at a greater angle than famous Italian landmark - http://www.dailymail.co.uk/news/article-2275732/Is-Britains-...
5 mins
  -> Obrigada!

agree  Margarida Martins Costelha
9 mins
  -> Obrigada, Margarida!

agree  Tales Bernardi
42 mins
  -> Obrigada, Tales!

agree  Carla Goncalves
56 mins
  -> Obrigada, Carla!

agree  Rafael Barros
1 hr
  -> Obrigada, Rafael!

agree  Leonor Machado
1 hr
  -> Obrigada, Leonor!

agree  Margarida Ataide
3 hrs
  -> Obrigada!

agree  expressisverbis
5 hrs
  -> Obrigada!

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
the cathedral tower leans 2m from the vertical
a torre da catedral tem uma inclinação de 2 m com relação ao seu eixo vertical


Explanation:
a seguir.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2016-10-13 10:33:33 GMT)
--------------------------------------------------

A torre é torta mesmo!

Veja só:
https://books.google.com.br/books?id=VhrbAgAAQBAJ&pg=PT591&l...

Ela passa perto de um canal, aí deu problema...

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2016-10-13 10:38:47 GMT)
--------------------------------------------------

A inclinação de uma torre pode ser com relação à perpendicular e com relação à vertical. No caso, é com relação à vertical.

Apenas para comparar, a Torre de Pisa tem inclinação de pouco mais de 1 m com relação à perpendicular e 4,26 m com relação ao eixo vertical, também por um desequilíbrio no solo

( http://girototal1.blogspot.com.br/2015/04/a-fantastica-torre... )

Espero que ajude!

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 46
Grading comment
Muito obrigada :)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ferreirac: a torre da catedral apresenta uma inclinação de 2 m em relação ao seu eixo vertical
1 hr
  -> Excelente, Cicero. Obrigado!

agree  Mariana Gutierrez: Seu termo é mais preciso.
2 hrs
  -> Obrigado, Mariana! Demorei um pouco para postar a resposta e a Linda acabou postando antes, mas optei por mantê-la, justamente por considerar essa informação sobre o eixo vertical relevante. Mais uma vez agradeço.

agree  Margarida Ataide
3 hrs
  -> Obrigado, Margarida!

agree  Linda Miranda: Tem razão, Matheus! A sua resposta é mais completa, tenho de reconhecê-lo.
3 hrs
  -> Obrigado, Linda! É muita gentileza sua deixar o agree. Por outro lado, a sua construção com certeza está mais elegante, usando "...apresenta uma inclinação de 2 m" em vez de "tem uma inclinação de 2 m".

agree  expressisverbis
5 hrs
  -> Obrigado, Sandra!

agree  Mario Freitas: Sim "em relação ao eixo vertical" é fundamental. Senão a inclinação pode ser para o lado, em relação ao solo, ou em qualquer outro ângulo.
6 hrs
  -> É verdade, acho importante destacar o referencial... obrigado, Mario!

agree  Claudio Mazotti
22 hrs
  -> Obrigado, Claudio!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
the cathedral tower leans 2m from the vertical
.....inclina 2 metros do vertical


Explanation:
.....inclina 2 metros do vertical
The original doesnt make a lot of sense! Leans 2 metres from the vertical....but WHERE? There must be a reference point e.g. how many metres from the ground? For example huge tower blocks "sway"up to 1.5 metres AT THE TOP.
Pisa - Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus,[1][2][3] estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus.[4] Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.[5]

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search