dado line

Portuguese translation: (até) a altura do corrimão / (até) meia altura

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dado line
Portuguese translation:(até) a altura do corrimão / (até) meia altura
Entered by: Rafael Mantovani

18:29 May 6, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Architecture
English term or phrase: dado line
num conto:

"There's actual carpet on the walls of the lift, up to what may be called the dado line"

encontrei "plinto" como tradução para "dado", mas não entendi o termo e gostaria que alguém me explicasse

obrigado e abraços
Rafael Mantovani
Germany
(até) a altura do corrimão / (até) meia altura
Explanation:
Em decoração (uso britânico) "dado" indica a parte inferior de uma parede, quando esta é decorada com uma moldura destinada a proteger contra danos por costas de cadeiras. A altura da "dado line" costumava ser por volta de 36 polegadas (mais ou mens 90 cm) mas hoje em dia vê-se tais molduras a de 120 ou mesmo 150 cm do piso.

No caso (elevador) trata-se da altura do corrimão mas, como este termo pode não ser entendido, "meia altura" é uma alternativa especialmente visto ser o texto meio vago na referência a "dado line" ("...what may be called the dado line")

Na verdade, as paredes do elevador são acarpetadas até meia altura.

----------------------------------------------
Da referência abaixo:
(n.) In interior decoration, the lower part of the wall of an apartment when adorned with moldings, or otherwise specially decorated.
Selected response from:

coolbrowne
United States
Grading comment
"até mais ou menos meia altura" me parece a opção mais adequada ao meu contexto, já que no elevador do conto não há lambris nem corrimão. Obrigado a coolbrowne, Marlene e todos que ajudaram com referências tão precisas e esclarecedoras.
abraços
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5(até) a altura do corrimão / (até) meia altura
coolbrowne
4altura do lambrim
Teresa Borges
4 -1até a metade da parede
Sonia Maria Parise
4 -1linha do lambri
Marlene Curtis


Discussion entries: 7





  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
até a metade da parede


Explanation:
dado: lower half of a wall decorated with wood or wallpaper

ou seja, a parte inferior da parede até a metade.

Sonia Maria Parise
Italy
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  coolbrowne: Este "lower half" atrapalha. Tende a ser entre 1/3 e 2/5. Mas isto não importa muito aqui porque o que se quer é a outra variação de "dado", ou seja moldura ou friso completando a referida decoração. Finalmente, trata-se de um elevador.
3 hrs
  -> E um elevador não tem paredes? O que são então? :(

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
altura do lambrim


Explanation:
Em PT(pt) diria até à altura do lambrim (mas não sei se em PT(br) se diz a mesma coisa)...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 34

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: Correto. Line nesse caso é altura. Por exemplo: altura do friso.
4 mins
  -> Obrigada, Salvador!

disagree  coolbrowne: Perdoe mas "lambrim", ou lambri, é apenas painel de revestimento; pode, às vezes, ser parcial (até meia altura). Daí, "altura do lambri" não tem significado, ou melhor só tem sginficado quando há um lambri e, ainda assim, depende da sua altura.
1 hr

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
linha do lambri


Explanation:
http://uk.answers.yahoo.com/question/index?qid=2009022114033...


Dado
Architecture The section of a pedestal between base and surbase

http://www.thefreedictionary.com/dado

lambri | English definition by Tureng Online Dictionary, lambri ... - [ Translate this page ]
lambri kelimesinin Tureng İngilizce Türkçe sözlükte anlamı ve karşılığı. lambri teriminin çevirisi. ... General, lambri · dado. General, lambri · panel ...
www.tureng.com/search/lambri

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2010-05-06 18:59:27 GMT)
--------------------------------------------------

PT-BR

--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2010-05-06 19:01:27 GMT)
--------------------------------------------------

I`d try marking your dado line from the bottom to just past the first curve, then mark from the top until you reach the wall and from that point draw a horizontal line to meet the one coming up the stairs. I think if you try doing it with lots of cuts you`ll end up with a messy finish. I see your problem, good luck

--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2010-05-06 19:01:55 GMT)
--------------------------------------------------

http://uk.answers.yahoo.com/question/index?qid=2009022114033...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 99

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  coolbrowne: Lamento mas "lambri" é meramente um painel de revestimento; pode, às vezes, ser parcial (até meia altura). Portanto linha do lambri não tem significado, ou melhor só tem sginficado quando há um lambri e, ainda assim, depende da sua altura.
1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
(até) a altura do corrimão / (até) meia altura


Explanation:
Em decoração (uso britânico) "dado" indica a parte inferior de uma parede, quando esta é decorada com uma moldura destinada a proteger contra danos por costas de cadeiras. A altura da "dado line" costumava ser por volta de 36 polegadas (mais ou mens 90 cm) mas hoje em dia vê-se tais molduras a de 120 ou mesmo 150 cm do piso.

No caso (elevador) trata-se da altura do corrimão mas, como este termo pode não ser entendido, "meia altura" é uma alternativa especialmente visto ser o texto meio vago na referência a "dado line" ("...what may be called the dado line")

Na verdade, as paredes do elevador são acarpetadas até meia altura.

----------------------------------------------
Da referência abaixo:
(n.) In interior decoration, the lower part of the wall of an apartment when adorned with moldings, or otherwise specially decorated.



    Reference: http://www.worddefinitions.net/Dado-definition/
coolbrowne
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
"até mais ou menos meia altura" me parece a opção mais adequada ao meu contexto, já que no elevador do conto não há lambris nem corrimão. Obrigado a coolbrowne, Marlene e todos que ajudaram com referências tão precisas e esclarecedoras.
abraços

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Marlene Curtis: banister = corrimão; balaústre/Favor fornecer um exemplo contextual da palavra "dado" sendo usada como "corrimão do elevador" que não vejo na sua resposta. Elevadores também são decorados com lambris.
17 mins
  -> Não é corrimão em geral mas altura de corrimão de cabine de elevador (não se analisa uma palavra isolada, especialmente quando se traduz). Lambri é irrelevante (eu avisei que este termo poderia não ser entendido pelo público em geral!)

agree  cristinamarinho
45 mins
  -> Muito obrigado!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search