"captive-carry flight"

Portuguese translation: voo cativo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:"captive-carry flight"
Portuguese translation:voo cativo
Entered by: Bruno Tapajós

20:50 Aug 21, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Aerospace / Aviation / Space
English term or phrase: "captive-carry flight"
Basicamente, é quando um avião carrega outro, que é "lançado" em pleno ar, ao invés de decolar do solo.
Bruno Tapajós
voo cativo
Explanation:
:)
Os primeiros testes foram em vôo cativo. O primeiro disparo foi no ano 2000 .... Leclerc e Challenger 2E, foi observado que o GPS dos veículos americanos e ...
sistemadearmas.sites.uol.com.br/.../jdam03moderniza.html - Em cache - Similares -
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Acho que é isso mesmo, muito obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3voo cativo
Clauwolf
3transporte por avião-mãe
Teresa Borges
4 -1voo de ensaio (captive-carry)
rir
4 -1vôo de nave de lançamento
Marlene Curtis


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
voo cativo


Explanation:
:)
Os primeiros testes foram em vôo cativo. O primeiro disparo foi no ano 2000 .... Leclerc e Challenger 2E, foi observado que o GPS dos veículos americanos e ...
sistemadearmas.sites.uol.com.br/.../jdam03moderniza.html - Em cache - Similares -


Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 67
Grading comment
Acho que é isso mesmo, muito obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rir: tb...e voo de ensaio cativo, não seria mais compreensível ? É mesmo voo cativo, para ensaio/teste ou para transporte de naves, misseis, rockets.
4 mins
  -> obrigado

agree  Andréa Mostaço: Voo cativo. http://www.webasas.com.br/?JCZ=CONTENT&SUB=SHOW&ID=52
2 hrs
  -> obrigado

agree  Isabel Maria Almeida
13 hrs
  -> obrigado

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
voo de ensaio (captive-carry)


Explanation:
eu diria assim

eles vão juntos, em configuração 'parasita', como descreve em inglês o 'captive-carry' flight; o mothership, vai ao lado do avião (foquetão, missil) que está a ser testado, etc.
poderá criar um termo para este captive carry específico,

rir
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Marlene Curtis: Ensaio é um termo muito usado em química.
7 mins
  -> http://en.wikipedia.org/wiki/Captive_carry é na volta tem razão, veja o link.!! mas já tá mto usado o termo voo de ensaio.....e em brasileiro!!

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
vôo de nave de lançamento


Explanation:
Virgin Galactic : HTML Site : NEWS - 2 visits - 12:58pm - [ Translate this page ]It is expected that VMS Eve will make its first “captive carry” flight with ...... O primeiro voo a partir do Spaceport Sweden decorrerá após a Virgin ... irá produzir naves de lançamento, naves espaciais e equipamento de suporte com o ...
www.virgingalactic.com/htmlsite/news.php?language

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 138

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  rir: o termo é mais abrangente, marlene, não só para naves de lançamento...lolol
2 mins
  -> Naves de lançamento são naves lançadas em pleno ar...

30 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
transporte por avião-mãe


Explanation:
Sug.

Example sentence(s):
  • A sucessora da “Spaceshipone”, primeira nave espacial comercial a ultrapassar a barreira da atmosfera, vai descolar transportada por um avião-mãe e depois subir até aos 140km de altitude.

    Reference: http://www.xmp.com.pt/espacialnews/94.226.0.0.1.0.phtml
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 52




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search