building books and tax certificates

Portuguese translation: cadernetas prediais e certidões de teor predial

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:building books and tax certificates
Portuguese translation:cadernetas prediais e certidões de teor predial
Entered by: expressisverbis

13:46 Jul 29, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s)
English term or phrase: building books and tax certificates
(...) Necessary powers to:

c) with the Finance Services, for any and all acts, being able to request the password of the finances, building books, tax certificates, of content or others (...)



"Building books" serão as "cadernetas prediais"?
"Tax certificates" poderão ser "declarações fiscais"?
Mariana Pereira
Portugal
Local time: 10:53
cadernetas prediais e certidões de teor predial
Explanation:
Se a tradução for para Portugal e se tratar de documentos a apresentar na escritura de compra e venda de imóvel:

Property Age:
The urban building book should be compared with the certificate from the land registry office. This is because in some cases the urban building book does not mention the real age of the fractions, being necessary its verification through the certificate of the land registry office.
https://www.pearlsofportugal.de/english/

Certidão do Registo Predial (ou Certidão de Teor)
Através da informação disponibilizada pelo registo predial fica a saber qual a composição de determinado prédio, a legitimidade de quem pretende vender o imóvel e que tipo de encargos podem incidir sobre ele (hipotecas, penhoras, etc). Esta certidão pode ser requerida: presencialmente, junto de qualquer Conservatória do Registo Predial ou online, no site Predial Online.
https://acheiolar.com/blog/2020/04/29/os-7-documentos-de-um-...

Documentos para Escritura
Chegada a altura de realizar a escritura pública de compra e venda no notário, necessita de reunir a seguinte documentação :
- Certidão do teor da descrição predial e das inscrições em vigor, emitida pela Conservatória do Registo Predial com antecedência não superior a seis meses;
- No caso de recurso a crédito à habitação cópia, autenticada pela Conservatória do Registo Predial onde o imóvel está registado, dos pedidos de registos provisórios da transmissão de propriedade do imóvel a seu favor e da hipoteca a favor da entidade bancária. Os registos caducam seis meses após o pedido, devendo a escritura ser celebrada nesse prazo para evitar os custos de novos pedidos;
- Se o imóvel estiver classificado como património cultural, em vias de classificação ou situado em zona de protecção, documento da Câmara Municipal e do IPPAR comprovativos da renúncia do Estado ao direito de preferência;
- caderneta predial actualizada ou certidão do teor da inscrição matricial emitida com antecedência não superior a um ano (a DGCI disponibiliza a possibilidade de obtenção via Internet da caderneta predial de prédios urbanos inscritos nas matrizes prediais, no seu site www.e-financas.gov.pt);
- no caso de prédio omisso, o duplicado da participação para a inscrição na matriz, que tenha aposto o recibo do Serviço de Finanças, com antecedência não superior a um ano ou outro documento dela emanado, autenticado com o respectivo selo branco;
- Licença de utilização do imóvel, se a construção do mesmo tiver sido concluída após 13/08/1951;
- Declaração para liquidação do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), acompanhada do correspondente comprovativo de cobrança. Havendo lugar a isenção deste imposto, dependente de reconhecimento prévio, deve ser apresentado documento comprovativo desse reconhecimento;
- Ficha técnica da habitação, quando a finalidade é aquisição de imóvel destinado a habitação, a construção do imóvel tenha sido concluída após 13/08/1951 e, à data de 30/03/2004, não exista licença de utilização ou requerimento apresentado para a sua emissão.
- Apólices do seguro do imóvel e de vida.
https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/habitacao/aspecto...

What is a Tax Certificate?
A Tax Certificate is a report detailing the individual taxing authorities for a property. This report provides a comprehensive description of the assessed value of the property, taxes imposed on a property, any tax liens place on the property, and any exemptions currently applied.
https://www.proplogix.com/blog/tax-certificates-does-a-homeb...

O que é a certidão de teor predial?
De uma forma bastante simples, a certidão de teor ou certidão permanente de registo predial é como se fosse o bilhete de identidade do imóvel. É neste documento que está inscrita toda a informação dos registos efectuados nele até a data.
Esta certidão descreve de uma maneira muito detalhada todo o histórico da habitação no que se refere à sua constituição e localização. Além disso, também serve para confirmar a titularidade dos seus proprietários.
Também menciona a possível existência dos encargos associados ao imóvel (penhoras, hipotecas, usufrutos que se encontrem registados ou registos pendentes). Esta certidão permite desta forma um conhecimento total da sua situação em termos jurídicos.
https://www.doutorfinancas.pt/literacia-financeira/certidao-...

Outros documentos para o ato:
certificado energético, certidão da Câmara, IMT, Chaves de Acesso às certidões permanentes (prediais), seguros multirriscos e de vida, distrate bancário, etc. e, por fim... pagar isto tudo.
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Local time: 10:53
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5bookbuilding (ou realização de planilha de ofertas) e declarações fiscais
Nuno Lopes
4 +1cadernetas prediais e certidões de teor predial
expressisverbis
4bookbuilding
MARCOS BAZILIO
3registros prediais e certificações fiscais
Mario Freitas


Discussion entries: 4





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
bookbuilding


Explanation:
o termo não é traduzido: trata-se da precificação inicial de IPO

Bookbuilding: definindo o preço de novos ativos no mercado
Abrir o capital na bolsa é uma grande oportunidade para empresas captarem uma grande quantia de recursos ao mesmo tempo. Porém, antes de realizar o IPO propriamente dito, existem diversas etapas que a companhia precisa passar. Nesse contexto, o último estágio antes de efetivamente lançar as ações no mercado é realizar o bookbuilding da oferta.

O bookbuilding é uma forma de orientar a empresa sobre a demanda do mercado, fazendo assim com que seu lançamento fique mais adequado com o que os investidores quererem.

O que é bookbuilding?
O bookbuilding é o processo que tem como objetivo definir o preço justo para uma oferta pública de valores mobiliários, através de análises da demanda pelo ativo, realizada por um coordenador junto com investidores institucionais.

Dessa forma, a empresa consegue ter uma noção do preço que poderia praticar em seu IPO, além do número de ações ou títulos a serem oferecidos. Por isso, além de uma “pesquisa de mercado”, o bookbuiding também funciona como uma reserva de compra para os investidores interessados.

https://www.sunoresearch.com.br/artigos/bookbuilding/

O próprio termo bookbuilding representa bem a operação. Ou seja, como sua tradução é “construção do livro”, o bookbuilding teria um significado literal: montar o book de ofertas da futura transação.

O bookbuilding é utilizado tanto para ofertas primárias ou secundárias. Logo, o processo pode ser usado no lançamento de ações, emissões de títulos (como debêntures, bonds, títulos privados) ou cotas de um fundo.

Book Building
By AKHILESH GANTI
Updated Jul 27, 2020
What is Book Building?
Book building is the process by which an underwriter attempts to determine the price at which an initial public offering (IPO) will be offered. An underwriter, normally an investment bank, builds a book by inviting institutional investors (such as fund managers and others) to submit bids for the number of shares and the price(s) they would be willing to pay for them.


    Reference: http://https://www.sunoresearch.com.br/artigos/bookbuilding/
    Reference: http://https://www.investopedia.com/terms/b/bookbuilding.asp...
MARCOS BAZILIO
Brazil
Local time: 07:53
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 71
Login to enter a peer comment (or grade)

19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
bookbuilding (ou realização de planilha de ofertas) e declarações fiscais


Explanation:
Sendo este um tópico financeiro, não se trata de um registo ou caderneta predial. É um registo com os preços da IPO.
O termo book-building não se costuma traduzir em tópico financeiro no Brazil e Portugal, tal como Marcos acima indicou.

No entanto, já li isso referido algures como "planilha (de ofertas)". Um tax certificate é só mesmo "declaração fiscal". No Brazil, que eu saiba, chamam-lhe certificado de imposto ou tributário.

Bom trabalho!

Nuno Lopes
Portugal
Local time: 10:53
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
Login to enter a peer comment (or grade)

53 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
registros prediais e certificações fiscais


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Local time: 07:53
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 531
Login to enter a peer comment (or grade)

1 day 6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cadernetas prediais e certidões de teor predial


Explanation:
Se a tradução for para Portugal e se tratar de documentos a apresentar na escritura de compra e venda de imóvel:

Property Age:
The urban building book should be compared with the certificate from the land registry office. This is because in some cases the urban building book does not mention the real age of the fractions, being necessary its verification through the certificate of the land registry office.
https://www.pearlsofportugal.de/english/

Certidão do Registo Predial (ou Certidão de Teor)
Através da informação disponibilizada pelo registo predial fica a saber qual a composição de determinado prédio, a legitimidade de quem pretende vender o imóvel e que tipo de encargos podem incidir sobre ele (hipotecas, penhoras, etc). Esta certidão pode ser requerida: presencialmente, junto de qualquer Conservatória do Registo Predial ou online, no site Predial Online.
https://acheiolar.com/blog/2020/04/29/os-7-documentos-de-um-...

Documentos para Escritura
Chegada a altura de realizar a escritura pública de compra e venda no notário, necessita de reunir a seguinte documentação :
- Certidão do teor da descrição predial e das inscrições em vigor, emitida pela Conservatória do Registo Predial com antecedência não superior a seis meses;
- No caso de recurso a crédito à habitação cópia, autenticada pela Conservatória do Registo Predial onde o imóvel está registado, dos pedidos de registos provisórios da transmissão de propriedade do imóvel a seu favor e da hipoteca a favor da entidade bancária. Os registos caducam seis meses após o pedido, devendo a escritura ser celebrada nesse prazo para evitar os custos de novos pedidos;
- Se o imóvel estiver classificado como património cultural, em vias de classificação ou situado em zona de protecção, documento da Câmara Municipal e do IPPAR comprovativos da renúncia do Estado ao direito de preferência;
- caderneta predial actualizada ou certidão do teor da inscrição matricial emitida com antecedência não superior a um ano (a DGCI disponibiliza a possibilidade de obtenção via Internet da caderneta predial de prédios urbanos inscritos nas matrizes prediais, no seu site www.e-financas.gov.pt);
- no caso de prédio omisso, o duplicado da participação para a inscrição na matriz, que tenha aposto o recibo do Serviço de Finanças, com antecedência não superior a um ano ou outro documento dela emanado, autenticado com o respectivo selo branco;
- Licença de utilização do imóvel, se a construção do mesmo tiver sido concluída após 13/08/1951;
- Declaração para liquidação do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), acompanhada do correspondente comprovativo de cobrança. Havendo lugar a isenção deste imposto, dependente de reconhecimento prévio, deve ser apresentado documento comprovativo desse reconhecimento;
- Ficha técnica da habitação, quando a finalidade é aquisição de imóvel destinado a habitação, a construção do imóvel tenha sido concluída após 13/08/1951 e, à data de 30/03/2004, não exista licença de utilização ou requerimento apresentado para a sua emissão.
- Apólices do seguro do imóvel e de vida.
https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/habitacao/aspecto...

What is a Tax Certificate?
A Tax Certificate is a report detailing the individual taxing authorities for a property. This report provides a comprehensive description of the assessed value of the property, taxes imposed on a property, any tax liens place on the property, and any exemptions currently applied.
https://www.proplogix.com/blog/tax-certificates-does-a-homeb...

O que é a certidão de teor predial?
De uma forma bastante simples, a certidão de teor ou certidão permanente de registo predial é como se fosse o bilhete de identidade do imóvel. É neste documento que está inscrita toda a informação dos registos efectuados nele até a data.
Esta certidão descreve de uma maneira muito detalhada todo o histórico da habitação no que se refere à sua constituição e localização. Além disso, também serve para confirmar a titularidade dos seus proprietários.
Também menciona a possível existência dos encargos associados ao imóvel (penhoras, hipotecas, usufrutos que se encontrem registados ou registos pendentes). Esta certidão permite desta forma um conhecimento total da sua situação em termos jurídicos.
https://www.doutorfinancas.pt/literacia-financeira/certidao-...

Outros documentos para o ato:
certificado energético, certidão da Câmara, IMT, Chaves de Acesso às certidões permanentes (prediais), seguros multirriscos e de vida, distrate bancário, etc. e, por fim... pagar isto tudo.

expressisverbis
Portugal
Local time: 10:53
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 185

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Teresa Borges de Almeida
5 days
  -> Obrigada Teresa.
Login to enter a peer comment (or grade)



Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs (or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.

KudoZ™ translation help

The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search