aias da camisola de forças

Portuguese translation: sim, pelos funcionários do hospital que poderia por camisolas de forças aos doentes

15:48 May 6, 2014
Portuguese language (monolingual) [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / António Lobo Antunes, Memória de elefante
Portuguese term or phrase: aias da camisola de forças
São neste caso empregados do hospital que, se necessário, usam a camisola de forças? Mantinham a distáncia o qué ou quem? Os panegíricos (ou seja o último dos doentes) ou todos os doentes que se mencionam neste párrafo (o alcoólico, a senhora da secretaria e o senhor de barbas)?

A coberto das damas de honor do ajudante de notário, cujos bigodes tremiam de timidez autoritária, o psiquiatra ultrapassou ileso um internado alcoólico das suas relações que todas as manhãs teimava em narrar´lhe por miúdo intermináveis disputas conjugais em que os argumentos eram substituídos por animadíssimas batalhas campais de caçarolas (“Chiça pá dei-lhe uma azevia no alto da piolhosa, doutorzeco de uma cana, que me ficou oito dias a cuspir brilhantina”), uma senhora magrinha da secretaria que vivia no pânico do esperma do marido e usava interrogá-lo ansiosamente acerca da eficácia comparativa de duzentos e vinte e sete anticoncepcionais diferentes, e um doente de barbas bíblicas de netuno de lago que nutria por ele uma admiração entusiástica feita de panegíricos vociferantes, todos mantidos a respeitosa distância pelas ***aias da camisola de forças***, comunicando ao ouvido peludo um do outro os respectivos hálitos de alho. Passou o gabinete do dentista despovoador de gengivas a lutar aos ganidos contra um molar tenaz, e julgava-se já miraculosamente intato na Urgência, porta de vidro fosco que lhe acenava como a bandeira de pano da chegada de uma corrida de bicicletas, quando um dedo perverso lhe tocou imperioso no intervalo das omoplatas, ossos salientes e triangulares que atestavam pela forma o seu passado de anjo oculto sob a fazenda do casaco num modesto pudor de origens divinas, como os bem nascidos arrotam no fim do almoço por benévola concessão social a um mundo de silvas.
Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
Local time: 05:17
Selected answer:sim, pelos funcionários do hospital que poderia por camisolas de forças aos doentes
Explanation:
espero que ajude
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Local time: 03:17
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



SUMMARY OF ALL EXPLANATIONS PROVIDED
5sim, pelos funcionários do hospital que poderia por camisolas de forças aos doentes
Mariana Moreira


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
sim, pelos funcionários do hospital que poderia por camisolas de forças aos doentes


Explanation:
espero que ajude

Mariana Moreira
Portugal
Local time: 03:17
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 100
Grading comment
Obrigada
Login to enter a peer comment (or grade)



Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs (or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.

KudoZ™ translation help

The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search