Simple Endoscopic Score

Portuguese translation: portuguese

23:44 Jul 27, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care
English term or phrase: Simple Endoscopic Score
I found classificacao endoscopica/indice endoscopico but I am not sure. It is a study about Crohn's disease. Thank you.
Edna Almeida
Portugal
Local time: 00:53
Portuguese translation:portuguese
Explanation:
avaliação endoscópica simples
Selected response from:

Luiz Peixoto
Brazil
Local time: 19:53
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda Luiz.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3portuguese
Luiz Peixoto
4incisão endoscópica simples
Elisabete Cunha
4índice endoscópico simples
Janisa Antoniazzi
Summary of reference entries provided
Índices, critérios e avaliações da DDI
Maria Teresa Borges de Almeida

  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
simple endoscopic score
portuguese


Explanation:
avaliação endoscópica simples

Luiz Peixoto
Brazil
Local time: 19:53
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda Luiz.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andrea Munhoz: Avaliação Endoscópica Simples
2 mins
  -> Thank's a lot

agree  Marlene Curtis
4 mins
  -> Obrigado

agree  Isabel Maria Almeida
12 hrs
  -> Obrigado
Login to enter a peer comment (or grade)

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
simple endoscopic score
incisão endoscópica simples


Explanation:
Outra possibilidade. É necessário confirmar bem o contexto.

score
v. conseguir, ganhar algo, conquistar algo; pontuar; marcar pontos; marcar; fazer uma incisão

Babylon

Elisabete Cunha
Portugal
Local time: 00:53
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Login to enter a peer comment (or grade)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
simple endoscopic score
índice endoscópico simples


Explanation:
Parece que vc está no caminho certo. Aparentemente, trata-se de um novo tipo de classificação dos sintomas para a definição do diagnóstico da Doença de Chron. O estudo original em inglês que gerou o termo "simple endoscopic score" é "Development and validation of a new, simplified endoscopic activity score for Crohn's disease: the SES-CD." publicado em Gastrointestinal endoscopy 2004;60(4):505-12.
Um exemplo de uso em português com excplicações dos índices usados para classificar a doença de Chron pode ser encontrado em http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:rrxoagsOGggJ:www.ap...

Example sentence(s):
  • Há ainda outras classificações baseadas em índices obtidos por colonoscopia (classificações endoscópicas ou índices endoscópicos), tanto para a Colite Ulcerosa como para a Doença de Crohn.
Janisa Antoniazzi
Brazil
Local time: 20:53
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Notes to answerer
Asker: Penso que esta traducao tambem esta correcta mas optei pela traducao sugerida pelo Luiz. Muito obrigada Janisa.

Login to enter a peer comment (or grade)




Reference comments


7 hrs
Reference: Índices, critérios e avaliações da DDI

Reference information:
A doença de Crohn, devido à possibilidade de atingir todo o tubo digestivo, tem tido classificações com uma base anatómica conforme com o segmento intestinal doente. Assim há doença de Crohn peri-anal, cólica e ileo-cólica conforme atinge a região ano-rectal, só o cólon ou o cólon e a porção final do intestino delgado. Pode também ser só ileal, jejunal, e assim sucessivamente, conforme o órgão atingido. Para além da classificação anatómica, a doença de Crohn pode também, em qualquer localização, causar preferencialmente zonas de estreitamento do intestino (estenoses) ou fístulas. Este “comportamento” da doença de Crohn permite classificá-la em doença “estenosante” ou “fistulizante”.
A Colite Ulcerosa, por seu lado, pode também atingir diferentes segmentos do cólon, mas de uma forma que progride “de baixo para cima” por assim dizer. Teremos então a “proctite” (se só abrange o recto), a “procto-sigmoidite” (se chega ao cólon sigmoideu) e a “colite esquerda” (se inclui o cólon esquerdo); se a doença atinge maior extensão designa-se por “colite extensa” e se inclui todo o cólon chama-se-lhe “colite total” ou “pan-colite”.
Estas classificações com base anatómica são de extrema utilidade para os médicos. Uma doença com determinada localização apresenta frequentemente os mesmos problemas, e isso permite prever complicações e preparar planos de tratamento mais padronizados para determinadas situações. Por exemplo, os doentes de Colite Ulcerosa que tenham a doença limitada ao recto (“proctite”) têm geralmente uma evolução da doença com poucas complicações, respondem bem aos tratamentos locais (com supositórios e clisteres de retenção) e raramente necessitam de cirurgia. Ainda outro exemplo: espera-se que a Doença de Crohn “cólica” e “estenosante” tenha episódios de oclusão intestinal, que cause dores abdominais e que possa vir a necessitar de cirurgia, se os sintomas o justificarem.
Apesar da sua utilidade, estas classificações com base nos órgãos atingidos pela doença ainda é insuficiente. A mesma localização da doença, em dois doentes diferentes, pode ter diferentes sinais de gravidade. Por isso se tenta classificar em ligeiras, moderadas ou graves as formas que a doença apresenta em cada doente. Estas classificações fazem-se com base em “Índices”. O que são então os índices de actividade? São classificações de manifestações da doença que convertem essas manifestações em “pontos” de acordo com a sua intensidade e importância.
No caso da Doença de Crohn a classificação mais rigorosa é o “Crohn’s Disease Activity Index”, conhecido por CDAI, que classifica a doença a partir das suas manifestações durante a semana antecedente. Usa, por exemplo, o número de dejecções líquidas, a intensidade da dor abdominal, o mal estar geral, a presença de complicações. Cada um destes critérios recebe uma pontuação, a partir da qual se faz uma soma. O valor final obtido permitirá classificar a doença. Um valor final de 150 ou menos é indicativo de doença inactiva ou com actividade ligeira. Se a doença estiver activa, os valores deste índice sobem acima dos 150 pontos, podendo ir além dos 450 pontos. O CDAI é trabalhoso de calcular pois obriga a registar vários factos num formulário na semana antecedente. Um índice mais simples de aplicar é o Índice de Harvey- Brashaw, baseado em cinco pontos : Bem-estar, dor, número de dejecções líquidas, presença de complicações e presença de massa abdominal detectada no exame médico.
Na Colite Ulcerosa é utilizada já há décadas a classificação de Truelove e Witts, com base em manifestações clínicas (diarreia, febre, aceleração do rtmo cardíaco, etc) e laboratoriais. Esta classificação permite classificar a gravidade da Colite Ulcerosa.
Há ainda outras classificações baseadas em índices obtidos por colonoscopia (classificações endoscópicas ou índices endoscópicos), tanto para a Colite Ulcerosa como para a Doença de Crohn.
Estes índices, como foi dito, permitem ao médico incluir cada doente, numa determinada fase da sua doença, num grupo de doentes com características semelhantes e cujo prognóstico é conhecido. O uso de índices facilita assim a orientação terapêutica, seja ela a escolha de um medicamento, seja uma decisão cirúrgica. Por outro lado o uso de índices permite seguir a evolução de um doente ao longo do tempo, e ter uma ideia quantitativa (pelo menos aproximada) das suas melhorias e do seu prognóstico. Igualmente importante, embora de um modo menos imediato, é a utilização de índices em ensaios clínicos: só se podem comparar tratamentos em grupos de doentes se os grupos de doentes forem comparáveis, isto é, se tiverem doença com extensão e gravidade semelhantes. Por isso nos ensaios clínicos se agrupam os doentes de acordo com índices de actividade e/ou de severidade, e se ensaiam os tratamentos a comparar em grupos de doentes com características semelhantes.
Não se surpreenda pois se o seu médico assistente lhe fizer determinadas perguntas, por uma certa ordem, e depois somar alguns valores derivados das respostas dadas. Estará a calcular índices de gravidade ou de actividade da sua doença com vista a eventual modificação de tratamento. Se tiver sido incluído(a) num ensaio clínico – e esse facto deverá obrigatoriamente ter-lhe sido dito -, é quase certo que haverá determinações de índices de actividade durante o período do estudo. Num caso ou noutro, sugerimos que faça um esforço para colaborar da melhor forma possível. Muito provavelmente virá a beneficiar com isso.
Dr. João de Freitas
Gastrenterologista no Hospital Garcia de Orta - Almada


    Reference: http://www.apdi.org.pt
Maria Teresa Borges de Almeida
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 115
Login to enter a peer comment (or grade)



Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs (or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.

KudoZ™ translation help

The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search